“Vai rolar festa na escola!” Cotidianos escolares: arte, estética e coletivo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734884045Schlagworte:
Escola, Cotidianos, Arte, Estética, CidadeAbstract
O este artigo trata do conhecimento da vida escolar em suas relações com as Artes e demais manifestações culturais nas quais a energia estética é predominante. Consideramos estas relações no panorama ampliado dos trânsitos dentro/fora escola/cidade. A escola na qual se deu a pesquisa se destaca tanto nas semelhanças quanto nas diferenças meio ao universo escolar e em sua singularidade nas relações com a cidade. Como tantas, porosa e receptiva a tudo que acontece na cidade mundo, a despeito de marcas precisas - pública e de uma cidade do interior - floresce em seus modos de fazer, modos de existência cotidiana absolutamente em sintonia com a atualidade das culturas juvenis. A proposta investigativa aplicada, pesquisa do e com os cotidianos escolares, evidencia seus protagonistas, os discentes e a dedicação de seus docentes, na invenção cotidiana da escola em seus fundamentais aspectos poéticos.
Downloads
Literaturhinweise
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 19 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1, Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed 34, 1995.
DIAS, Rosa. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MAFFESOLI, Michel. O mistério da conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e sociedade. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2012, p. 47-70.
VICTORIO FILHO, Aldo.; SILVA, Pâmela Souza da; NASCIMENTO, Rodrigo Torres do; SILVEIRA, Victor Junger. Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escola. Educação. Santa Maria. v. 42, n. 3, p. 597-614, set./dez. 2017.