Narrativa afetiva de uma artista educadora
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734832903Schlagworte:
Artista, Educadora, Intersubjetividade, Percepção, AfecçãoAbstract
O artigo apresenta uma narrativa de uma artista educadora considerando aspectos de seu período de formação e de atuação, no âmbito do ensino superior, enfatizando a relação de interdependência que há entre a arte e o ensino da arte. A narrativa tem como principal fundamento a perspectiva fenomenológica e mais especificamente as concepções de percepção e intersubjetividade proposta por Maurice Merleau-Ponty, em diálogo com os conceitos de percepção e afecção de Henri Bergson, que mobilizam a produção artística e a relação de ensino; e a permanente reversibilidade entre o que vemos e o que nos olha, proposta por Georges Didi-Huberman, que traz a emoção como força mobilizadora. Destaca-se também a importância da experiência estética no ensino da arte, segundo a abordagem de John Dewey. O entrelaçamento dessas perspectivas nos leva a considerar a importância da relação afetiva no processo de formação e atuação do artista e do educador.
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