O currículo de arte na educação de jovens e adultos á luz das leis 10.639/03 e 11.645/08
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373487408Palavras-chave:
Currículo, EJA, Arte, EducaçãoResumo
Com o advento da lei 10.639/2003, e posteriormente da lei 11.645/2008, a junção Arte e etnia sai da condição de uma possibilidade tornando-se uma obrigatoriedade, o que propõe um novo olhar sobre o currículo de Arte. A Educação de Jovens e Adultos tem se afirmado como uma modalidade específica de ensino. Por serem sujeitos que possuem marcas de exclusão, os alunos da EJA trazem para sala de aula questões étnico-raciais. Dessa forma, esse estudo irá apresentar autores que pensaram o currículo escolar, a EJA e o ensino de Artes, criando conexões com a temática étnico-racial.
Downloads
Referências
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Basiliense, 1982.
BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
________. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte . São Paulo: Cortez, 2003.
________. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BRASIL. Lei 9.394. LDB– Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional., de 20 de dezembro de 1996. D.O.U de 23 de dezembro de 2006.
______. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U de 10 de janeiro de 2003 .
______. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. D.O.U de 11 de março de 2008.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução CNE/CEB 03/2004. D.O.U de 10 de março de 2004.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Resolução CNE/CEB 11/2000. D.O.U de 03 de julho de 2000.
______. Proposta Curricular para educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental. Brasília: MEC, 2002.e africana: discutindo e implementando políticas de igualdade racial.
INOCENCIO, Nelson Olokofá. Ensino da história e cultura afro-brasileira.
Brasília: Sinpro, 2008.
FERRAZ, Maria Heloísa & FUSARI,F. A Arte na Educação Escolar. São Paulo:
Cortez, 1993.
______. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacyr (org.). Educação de Jovens e Adultos – Teoria, Prática e Proposta. São Paulo: Ed. Cortez, 2002.
GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, 1987.
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do Ensino da Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
PIRES, Rosane de Almeida. Educação de Jovens e Adultos. In: BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: Secad, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.