Escritas múltiplas: a criação de ações autorais por meio da apropriação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865440

Palavras-chave:

ações autorais, mediação cultural, apropriação, educador.

Resumo

Este artigo analisa o papel do mediador cultural como proponente e criador de ações autorais dentro do espaço expositivo, no âmbito das práticas educativas em exposições de Artes. A partir do conceito de apropriação e de Arte Conceitual, traçamos analogias entre o processo criativo do artista e o processo criativo do educador, ao utilizar como referência as práticas artísticas de Marcel Duchamp e Hélio Oiticica. Assim como diversos artistas se utilizam da apropriação para criar suas obras, os educadores ativariam com suas ações as obras ou espaço expositivo, ao potencializarem a fruição do público. Essa prática, de forma semelhante à criação artística, se dá por meio da apropriação de diversos fatores que tornam possível a autoria do educador, em um processo de reescrita. Dessa forma, investigamos como os educadores criam ações autorais em exposições de artes visuais, ao discutir como uma mediação pode se tornar um processo artístico autoral.

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Biografia do Autor

Alexandre Rodrigues da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor Doutor das disiciplinas de História da Arte, Teoria e Crítica de Arte, do departamento de Disciplinas Teóricas e Psicopedagógicas, da Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais).

Amanda Kistemann Eltz, Universidade do Estado de Minas Gerais

Formada em Artes Visuais, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, especialista em Educação Infantil, especialista em Gestão Cultural no SENAC e Mestre em Artes pela UEMG. Tem experiência em projetos educativos com a comunidade escolar e público espontâneo em geral, através do desenvolvimento e coordenação de ações e oficinas artístico/culturais. Pesquisa artística ligada a elementos plásticos e ativação do espaço.

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Publicado

2021-12-27 — Atualizado em 2022-01-31

Versões

Como Citar

Costa, A. R. da, & Eltz, A. K. (2022). Escritas múltiplas: a criação de ações autorais por meio da apropriação. Revista Digital Do LAV, 14(3), 107–130. https://doi.org/10.5902/1983734865440 (Original work published 27º de dezembro de 2021)