Escritas múltiplas: a criação de ações autorais por meio da apropriação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734865440Palabras clave:
ações autorais, mediação cultural, apropriação, educador.Resumen
Este artigo analisa o papel do mediador cultural como proponente e criador de ações autorais dentro do espaço expositivo, no âmbito das práticas educativas em exposições de Artes. A partir do conceito de apropriação e de Arte Conceitual, traçamos analogias entre o processo criativo do artista e o processo criativo do educador, ao utilizar como referência as práticas artísticas de Marcel Duchamp e Hélio Oiticica. Assim como diversos artistas se utilizam da apropriação para criar suas obras, os educadores ativariam com suas ações as obras ou espaço expositivo, ao potencializarem a fruição do público. Essa prática, de forma semelhante à criação artística, se dá por meio da apropriação de diversos fatores que tornam possível a autoria do educador, em um processo de reescrita. Dessa forma, investigamos como os educadores criam ações autorais em exposições de artes visuais, ao discutir como uma mediação pode se tornar um processo artístico autoral.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, 2009. 246p.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004a. p. 57-64.
BARTHES, Roland. Texto (teoria do). In: BARTHES, Roland. Inéditos volume 1: teoria. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004b. p. 261-289.
BICHOP, Claire. O que é um curador? A ascensão (e queda?) do curador auteur. Revista Concinnitas, RJ/Brasil, ano 16, vol. 2, n. 27, p. 270-282, dez. 2015. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/21180/15263> Acesso em: 05 maio de 2018.
BRAGA, Paula. Hélio Oiticica: singularidade, multiplicidade. São Paulo: Perspectiva, 2013. 320 p.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
CAMACHI, Cibele. A poética do educador: por um projeto de residência educativa. 2017, 29 f. Monografia. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
CARNEIRO, Beatriz Scigliano. Uma inconsutil invenção: a arteciência em José Oiticica Filho. Revista Ponto e vírgula. São Paulo, n. 9, p. 107-146, 2º semestre de 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/view/14026> Acesso em: 30 de novembro de 2018.
CASTRO, Carolina Velasquez Y; ZECHINATO, Bianca Panigassi. Tessitura criativa: o artista educador como propositor de processos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS (n. 24), Santa Maria, 2015, p. 669-683. Anais... Compartilhamentos na arte: redes e conexões. Santa Maria: ANPAP, 2015. Disponível em:<http://anpap.org.br/anais/2015/comites/ceav/bianca_zechinato_carolina_suarez.pdf> Acesso em: 23 maio de 2018.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 168p.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. 176p.
COUTINHO, Rejane Galvão, et al. Mediação Cultural: uma estratégia performática para a exposição Yoko Ono. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, (n. 17), 2008, Florianópolis. Anais... Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: ANPAP, 2008, p. 1391-1401. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/126.pdf> Acesso em: 20 maio de 2018.
ECO, Humberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 184p.
FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 81p.
FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Editora Iluminuras LTDA., 1999. 197p.
GRAW, Isabelle. Dedication Replacing Appropriation: Fascination, Subversion and Dispossession in Appropriation Art. In: BAKER, George. BANKOWSKY. Jack et al., (Eds.) Louise Lawler and Others. Ostfildern-Ruit. 2004. p. 45-67. Disponível em: <http://www.marginalutility.org/wp-content/uploads/2010/12/04.-Graw.pdf>Acesso em: 13 setembro de 2017.
HELGUERA, Pablo; HOFF, Mônica (Orgs.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011. 151p.
MARTINS, Luciana Conrado (Org.). Que público é esse? Formação de públicos de museus e centros culturais. 1. ed. São Paulo: Percebe, 2013. 76p.
NUNES, Fabio Oliveira. Ctrl+Art+Del: distúrbios em arte e tecnologia. São Paulo: Perspectiva, 2010. 315p.
RANCIÈRE, Jacques. O Espectador Emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. 128p.
SANTIAGO, Alexandre de Cerqueira. Experiência e educação na obra de José Menna Barreto. 2017, 171 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – Escola de Comunicação e Artes / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
TUGNY, Rosângela Pereira de. Modos de escutar ou: como colher o canto das árvores? In. SILVA, Helena L.; ZILLE, José Antônio B. (Orgs.). Música e Educação. Barbacena: EdUEMG, 2015. p. 17-32.
UTUARI, Solange dos Santos. O provocador de experiências estéticas. In: MARTINS, Mirian Celeste (Org.). Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota Editora, 2014.
YOKO, Ono. o céu ainda é azul, você sabe. São Paulo: Núcleo de Cultura e Participação (Org.). Material educativo de exposição. Instituto Tomie Ohtake. 2017. 60 páginas. Disponível em: <http://artenaescola.org.br/uploads/livros/e-book/yoko_ono_o_ceu_e_azul_voce_sabe.pdf> Acesso em: 04 de fevereiro de 2019.
ZECHINATO, Bianca Panigassi; DERIVA, Coletivo. Residência Educativa no Sesc Pompeia: Relatos e Reflexões: 2016 a 2018. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, (n. 27), 2018, Anais... Práticas e ConfrontAÇÕES. São Paulo: ANPAP, 2018, p. 2310-2325. Disponível em: < http://anpap.org.br/anais/2018/content/PDF/27encontro______ZECHINATO_Bianca_Panigassi.pdf> Acesso em: 05 de fevereiro de 2019.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-01-31 (2)
- 2021-12-27 (1)