Escritas múltiplas: a criação de ações autorais por meio da apropriação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734865440Palavras-chave:
ações autorais, mediação cultural, apropriação, educador.Resumo
Este artigo analisa o papel do mediador cultural como proponente e criador de ações autorais dentro do espaço expositivo, no âmbito das práticas educativas em exposições de Artes. A partir do conceito de apropriação e de Arte Conceitual, traçamos analogias entre o processo criativo do artista e o processo criativo do educador, ao utilizar como referência as práticas artísticas de Marcel Duchamp e Hélio Oiticica. Assim como diversos artistas se utilizam da apropriação para criar suas obras, os educadores ativariam com suas ações as obras ou espaço expositivo, ao potencializarem a fruição do público. Essa prática, de forma semelhante à criação artística, se dá por meio da apropriação de diversos fatores que tornam possível a autoria do educador, em um processo de reescrita. Dessa forma, investigamos como os educadores criam ações autorais em exposições de artes visuais, ao discutir como uma mediação pode se tornar um processo artístico autoral.
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