Coisas inventadas: montagem e edição em um cineclube escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734861968Palavras-chave:
cinema, educação infantil, montagem, formação de professores.Resumo
Este artigo demonstra parte da experiência de professoras e professores da educação infantil com montagem e edição de pequenos filmes realizados em escolas da periferia de Campinas – SP. Essas experiências expressam um traçado que emergiu na pesquisa cartográfica, desenvolvida no Projeto Lugar-escola e cinema, e levaram a ensaiar a perspectiva da montagem como mestre ignorante de uma pedagogia do cinema. Inicialmente, distingue-se os conceitos de montagem e edição, devido às singularidades do contexto escolar e do modo como o cinema é ali produzido. Em seguida, relata-se e reflete-se acerca de alguns processos de criação individual e coletiva de filmes em que montagem e edição operam distintamente nas negociações entre docentes-cineastas e no aprendizado com e do cinema. Sendo esses processos tão múltiplos quanto intuitivos, o artigo relata como a intuição aliada ao conhecimento técnico levou a certo tipo de montagem, na qual a proliferação de sentidos e a confiança no espectador atuam de maneira decisiva em nossa experiência de fazer-ver-conversar em um cineclube escolar.
Downloads
Referências
CAIU O XILOFONE?. Mauro Antonio Guari. 7:42 min. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=AzY1Oh7zV14&t=181s>. Acesso em: 28 mar. 2020.
CIGARRAS. Direção: Mauro Antonio Guari. 7:02 min. 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=0aYosxOhL6g>. Acesso em: 28 mar. 2020.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. v. 1. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. v. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELIGNY, F. O Aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007
EDGAR-HUNT, R.; MARLAND, J.; RAWLE, S. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.
ESCÓSSIA, L. da; KASTRUP, V.; PASSOS, Ed. Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. v. 1. Porto Alegre: Meridional, 2015.
FiOs TrAmAdOs Ao AcAsO. Direção: Sandra Amaral, Rozeli Melo, Wenceslao Oliveira Jr. 9:57 min. 2019 Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=_0KEVQ8MSF4&t=1s>. Acesso em: 28 mar. 2020.
GUIMARÃES, C. Cinema de cozinha. Catálogo Mostra Cinema de Cozinha. São Paulo: SESC, 2008.
GUIMARÃES, C. Ver é uma fábula (entrevista). 2013. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=n88Ieqcy1Rw>. Acesso em: 01 abr. 2020.
GUSTAVO Entrevista (filme). Direção: Sandra Amaral. Campinas. 2:39 min. 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=HgwLHKh9-lI>. Acesso em: 28 mar. 2020.
KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: ESCÓSSIA, L. da; KASTRUP, V.; PASSOS, E. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MEKAS, J.; MOURÃO, P. Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2013.
MIGLIORIN, C.; BARROSO, E. I. Pedagogias do cinema, montagem. In: MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2019.
MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2019.
MONDZAIN, M.-J. Homo Spectator. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.
O DE Ó eu Mauro. Direção: Mauro Antonio Guari e Sandra Amaral. 2:44 min. 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4w0BEM98Vt4>. Acesso em: 28 mar. 2020.
OLIVEIRA JR, W. M.; AMARAL, S. R. F. Arte e democrazia tra cinema e scuola dell’infanzia. In: INFANTINO, A. (org). I Bambini imparano – il ruolo educativo degli adulti nei servizi per l’infanzia 0-6. Milano: Guerini Scientifica, 2019.
PASSOS, E.; KASTRUP, V. Cartografar é construir um plano comum. Fractal, Rev. Psicol., v. 25, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2013.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. v. 2. Porto Alegre: Sulina, 2014.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOHLEPSE. Direção: Mauro Antonio Guari. Campinas. 1:52 min. 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=GLgXcgmZT6g>. Acesso em: 28 mar. 2020.