Coisas inventadas: montagem e edição em um cineclube escolar

Autori

  • Sandra Regina de Freitas Amaral Prefeitura Municipal de Campinas
  • Mauro Antonio Guari Prefeitura Municipal de Campinas
  • Wenceslao Machado de Oliveira Junior Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-8640-4756

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734861968

Parole chiave:

cinema, educação infantil, montagem, formação de professores.

Abstract

Este artigo demonstra parte da experiência de professoras e professores da educação infantil com montagem e edição de pequenos filmes realizados em escolas da periferia de Campinas – SP. Essas experiências expressam um traçado que emergiu na pesquisa cartográfica, desenvolvida no Projeto Lugar-escola e cinema, e levaram a ensaiar a perspectiva da montagem como mestre ignorante de uma pedagogia do cinema. Inicialmente, distingue-se os conceitos de montagem e edição, devido às singularidades do contexto escolar e do modo como o cinema é ali produzido. Em seguida, relata-se e reflete-se acerca de alguns processos de criação individual e coletiva de filmes em que montagem e edição operam distintamente nas negociações entre docentes-cineastas e no aprendizado com e do cinema. Sendo esses processos tão múltiplos quanto intuitivos, o artigo relata como a intuição aliada ao conhecimento técnico levou a certo tipo de montagem, na qual a proliferação de sentidos e a confiança no espectador atuam de maneira decisiva em nossa experiência de fazer-ver-conversar em um cineclube escolar.

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Biografie autore

Sandra Regina de Freitas Amaral, Prefeitura Municipal de Campinas

Professora da Prefeitura Municipal de Campinas – CEI Regente Feijó. Possui graduação em Pedagogia e especialização em Educação Infantil: Alfabetização e Letramento.
Integrante do Cineclube Regente/Cha desde 2017 e bolsista do Projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas” [Fapesp 2019/18098-3]. 

Mauro Antonio Guari, Prefeitura Municipal de Campinas

Agente de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campinas. Graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Sociologia – pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Educação Infantil, curso Lato Sensu EAD pela Faculdade Venda do Imigrante. Membro do cineclube das escolas de educação infantil Cha Il Sun e Regente Feijó. Membro da Associação Amigos do Museu da Cidade em Campinas-SP. Bolsista do Projeto Lugar-Escola e Cinema: afetos e metamorfoses mútuas do espaço às filmagens-das filmagens ao espaço. Cineasta com vários trabalhos selecionados em diversas Mostras de Cinema. Escritor com capítulos de livros publicados e no prelo. Cronista, poeta e fotógrafo nas horas vagas. Usa um caderno, uma caneta e uma câmera para tentar captar as belezas e singularidades do cotidiano e um dos criadores do Sarau Literário “Somos Todos Passarinhos” e também do “Sarau dos Sabiás”.

Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Geografia e Doutorado em Educação. Atualmente é professor (Livre Docente) no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade do Minho/Portugal. Pesquisa na interface entre imagens e educação em suas conexões com as geografias que dela se desdobram, se descobrem, se criam, se extraem... Atualmente tem focado mais nas relações e experimentações entre cinema e escola. Tem artigos publicados onde vídeos, filmes, fotografias e mapas se misturam a conceitos e autores em escritos que visam aproximações da educação visual contemporânea e(m) suas políticas e poéticas que afetam o pensamento espacial, tomando a escola como lugar. Coordenou a Rede Internacional Imagens, Geografias e Educação, entre 2010 e 2015, da qual participa atualmente junto ao projeto As telas da escola: cinema e professores de geografia. Desde 2016 participa do projeto Dispositivos de criação e a experiência do cinema na escola de educação básica do município de Campinas e, desde 2018, coordena, em duas escolas dessa rede de ensino, o projeto Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas - do espaço às filmagens, das filmagens ao espaço.

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Pubblicato

2021-04-29

Come citare

Amaral, S. R. de F., Guari, M. A., & Oliveira Junior, W. M. de. (2021). Coisas inventadas: montagem e edição em um cineclube escolar. Revista Digital Do LAV, 14(1), 197–219. https://doi.org/10.5902/1983734861968