Invented things: editing and montage in a school cinema club

Authors

  • Sandra Regina de Freitas Amaral Prefeitura Municipal de Campinas
  • Mauro Antonio Guari Prefeitura Municipal de Campinas
  • Wenceslao Machado de Oliveira Junior Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-8640-4756

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734861968

Keywords:

cinema, child education, montage, teacher training.

Abstract

The present article is based on the experience of child education teachers in montage of short films carried out in schools in the outskirts of Campinas-SP. These experiences express a path that emerged in the cartographic research developed in the project Lugar-escola e cinema (Place-school and cinema), and led us to rehearse the perspective of montage as ignorant schoolmaster of a pedagogy of cinema. The article begins by indicating the need to distinguish the concepts of editing and montage, due to the singularities of the school context and the way cinema is produced there. Then, it reports and reflects on processes of individual and collective film creation, where montage and editing act distinctly in negotiations between teachers-filmmakers and in learning from and with cinema. Since these processes are as multiple as they are intuitive, the article reports in what way intuition combined with technical knowledge led to a certain type of montage, where the spread of senses and confidence in the viewer play a decisive role in our experience of making-seeing-talking about films in a school cine club.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Regina de Freitas Amaral, Prefeitura Municipal de Campinas

Professora da Prefeitura Municipal de Campinas – CEI Regente Feijó. Possui graduação em Pedagogia e especialização em Educação Infantil: Alfabetização e Letramento.
Integrante do Cineclube Regente/Cha desde 2017 e bolsista do Projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas” [Fapesp 2019/18098-3]. 

Mauro Antonio Guari, Prefeitura Municipal de Campinas

Agente de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campinas. Graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Sociologia – pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Educação Infantil, curso Lato Sensu EAD pela Faculdade Venda do Imigrante. Membro do cineclube das escolas de educação infantil Cha Il Sun e Regente Feijó. Membro da Associação Amigos do Museu da Cidade em Campinas-SP. Bolsista do Projeto Lugar-Escola e Cinema: afetos e metamorfoses mútuas do espaço às filmagens-das filmagens ao espaço. Cineasta com vários trabalhos selecionados em diversas Mostras de Cinema. Escritor com capítulos de livros publicados e no prelo. Cronista, poeta e fotógrafo nas horas vagas. Usa um caderno, uma caneta e uma câmera para tentar captar as belezas e singularidades do cotidiano e um dos criadores do Sarau Literário “Somos Todos Passarinhos” e também do “Sarau dos Sabiás”.

Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Geografia e Doutorado em Educação. Atualmente é professor (Livre Docente) no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade do Minho/Portugal. Pesquisa na interface entre imagens e educação em suas conexões com as geografias que dela se desdobram, se descobrem, se criam, se extraem... Atualmente tem focado mais nas relações e experimentações entre cinema e escola. Tem artigos publicados onde vídeos, filmes, fotografias e mapas se misturam a conceitos e autores em escritos que visam aproximações da educação visual contemporânea e(m) suas políticas e poéticas que afetam o pensamento espacial, tomando a escola como lugar. Coordenou a Rede Internacional Imagens, Geografias e Educação, entre 2010 e 2015, da qual participa atualmente junto ao projeto As telas da escola: cinema e professores de geografia. Desde 2016 participa do projeto Dispositivos de criação e a experiência do cinema na escola de educação básica do município de Campinas e, desde 2018, coordena, em duas escolas dessa rede de ensino, o projeto Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas - do espaço às filmagens, das filmagens ao espaço.

References

CAIU O XILOFONE?. Mauro Antonio Guari. 7:42 min. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=AzY1Oh7zV14&t=181s>. Acesso em: 28 mar. 2020.

CIGARRAS. Direção: Mauro Antonio Guari. 7:02 min. 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=0aYosxOhL6g>. Acesso em: 28 mar. 2020.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. v. 1. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. v. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELIGNY, F. O Aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.

DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007

EDGAR-HUNT, R.; MARLAND, J.; RAWLE, S. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.

ESCÓSSIA, L. da; KASTRUP, V.; PASSOS, Ed. Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. v. 1. Porto Alegre: Meridional, 2015.

FiOs TrAmAdOs Ao AcAsO. Direção: Sandra Amaral, Rozeli Melo, Wenceslao Oliveira Jr. 9:57 min. 2019 Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=_0KEVQ8MSF4&t=1s>. Acesso em: 28 mar. 2020.

GUIMARÃES, C. Cinema de cozinha. Catálogo Mostra Cinema de Cozinha. São Paulo: SESC, 2008.

GUIMARÃES, C. Ver é uma fábula (entrevista). 2013. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=n88Ieqcy1Rw>. Acesso em: 01 abr. 2020.

GUSTAVO Entrevista (filme). Direção: Sandra Amaral. Campinas. 2:39 min. 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=HgwLHKh9-lI>. Acesso em: 28 mar. 2020.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: ESCÓSSIA, L. da; KASTRUP, V.; PASSOS, E. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

MEKAS, J.; MOURÃO, P. Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2013.

MIGLIORIN, C.; BARROSO, E. I. Pedagogias do cinema, montagem. In: MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2019.

MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2019.

MONDZAIN, M.-J. Homo Spectator. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.

O DE Ó eu Mauro. Direção: Mauro Antonio Guari e Sandra Amaral. 2:44 min. 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4w0BEM98Vt4>. Acesso em: 28 mar. 2020.

OLIVEIRA JR, W. M.; AMARAL, S. R. F. Arte e democrazia tra cinema e scuola dell’infanzia. In: INFANTINO, A. (org). I Bambini imparano – il ruolo educativo degli adulti nei servizi per l’infanzia 0-6. Milano: Guerini Scientifica, 2019.

PASSOS, E.; KASTRUP, V. Cartografar é construir um plano comum. Fractal, Rev. Psicol., v. 25, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2013.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. v. 2. Porto Alegre: Sulina, 2014.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOHLEPSE. Direção: Mauro Antonio Guari. Campinas. 1:52 min. 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=GLgXcgmZT6g>. Acesso em: 28 mar. 2020.

Published

2021-04-29

How to Cite

Amaral, S. R. de F., Guari, M. A., & Oliveira Junior, W. M. de. (2021). Invented things: editing and montage in a school cinema club. Revista Digital Do LAV, 14(1), 197–219. https://doi.org/10.5902/1983734861968