Imagens que educam: Cultura visual e modos de endereçamento na revista Junior (2007-2015)

Autores

  • Filipe Gabriel Ribeiro França Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734847435

Palavras-chave:

Cultura Visual, Modos de Endereçamento, Educação

Resumo

Este artigo problematiza as imagens corporais que foram publicadas na revista Junior (2007-2015) durante o seu período de circulação no Brasil. Inicialmente são abordadas as imagens corporais na revista, fazendo uma articulação com o campo da cultura visual. Em seguida é problematizada a questão das imagens do corpo de classe média endereçadas aos leitores, dialogando, sobretudo, com a teoria dos modos de endereçamento estudada por Elisabeth Ellsworth (2001). Para tanto, a revista foi explorada enquanto um documento em que foram analisadas as 66 edições publicadas, tendo como foco de investigação as imagens que diziam dos modos de ser homem, jovem e homossexual. A partir de tal pesquisa foi possível problematizar a potencialidade das imagens na revista Junior e o seu caráter educativo, levando-nos a pensar nos usos que fazemos das imagens, como elas nos afetam e subjetivam, de que forma entram em nossas vidas e como nos relacionamos com elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Gabriel Ribeiro França, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM; Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Professor de Educação Física na rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Referências

ASSIS, Henrique Lima; RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Prefácio. In: ASSIS, Henrique Lima; RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira (Orgs). Educação das artes visuais na perspectiva da cultura visual: conceituações, problematizações e experiências. Goiânia: Kelps, 2011, p. 11-16.

BERTE, Odailso Silvaldo; MARTINS, Raimundo. Corpo e educação: desconstruindo imagens para reconstruir pedagogias. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 32, p. 307-326, 2016.

BOEHM, Gottfried. Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 23-38.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educa¬ção também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca formos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 7-76.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. 19ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual: mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual – proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

MARTINS, Raimundo. Por que e como falamos da cultura visual? Visualidades, v. 4, n. 1 e 2, p. 64-79, jan./jun. e jul./dez. 2006.

MARTINS, Raimundo. Pensando com imagens para compreender criticamente a experiência visual. In: ASSIS, Henrique Lima; RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira (Orgs). Educação das artes visuais na perspectiva da cultura visual: conceituações, problematizações e experiências. Goiânia: Kelps, 2011, p. 19-38.

NANCY, Jean-Luc. Imagem, mímesis & méthexis. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 55-73.

PRECIADO, Paul B. Pornotopia. Barcelona: Anagrama, 2010.

TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

VICTORIO FILHO, Aldo; PINTO, Lia Gauterio Conde. Um pouco mais sobre as imagens visuais na educação e na cultura visual contemporâneas. Revista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 1, n. 1, p. 179-191, jan./abr. 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

França, F. G. R. (2020). Imagens que educam: Cultura visual e modos de endereçamento na revista Junior (2007-2015). Revista Digital Do LAV, 13(3), 077–096. https://doi.org/10.5902/1983734847435