Arte, pesquisa e ensino em tempos de deslegitimação do Ensino das Artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837783

Palavras-chave:

Arte, Pesquisa, Ensino, Ensino das Artes, Deslegitimação

Resumo

Neste ensaio, discuto as relações entre arte, pesquisa e ensino em referência tanto a um processo recente, reacionário ou difamatório, de desacreditação das artes e da educação, quanto a um processo de deslegitimação mais amplo, notoriamente tematizado por Jean-François Lyotard. Nesse percurso, avalio alguns deslocamentos no interior do Ensino das Artes, relativos à utilização das artes como metodologia pelas vertentes teóricas ligadas à proposição de pesquisas educacionais baseadas nas artes. Em contraponto, meu argumento passa pela ideia de uma invenção do ensino-pesquisa, para a qual trago como exemplo o trabalho da agência de pesquisa Forensic Architecture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cayo Honorato, Universidade de Brasília

Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais; orientador de mestrado credenciado no Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, com pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural, no âmbito das relações entre as artes e a educação; as conjunções e disjunções entre as artes e a educação; as relações entre arte, educação e política. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), na linha de Filosofia e Educação, com estágio na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada (UGR), Espanha; mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de Cultura e Processos Educacionais; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. É vice-líder do grupo Mediação em Arte e Cultura: Teorias e Práticas, cadastrado no CNPq. Integra a rede Another Roadmap for Arts Education desde 2015. É pesquisador associado do Centre for the Study of the Networked Image (CSNI) da London South Bank University (LSBU), Reino Unido, desde 2018.

Referências

ALVESSON, Mats & SKÖLDBERG, Kaj. Reflexive methodology: New vistas for qualita-tive research. London: Sage, 2001.

BARONE, Tom. Guest Editorial: Arts-Based Educational Research Then, Now, and Later. Studies in Art Education, v. 48, n. 1, 2006, p. 4-8. Disponível em: https://bit.ly/2JSY3FG. Acesso em: 29 mar. 2019.

BARONE, Tom & EISNER, Elliot. Arts-Based Educational Research. S.l.: s.n., s.d., p. 95-109. [PDF]

BOLT, Barbara. Material Thinking and the Agency of Matter. Studies in Material Thin-king, v. 1, n. 1, abr. 2007, 4 p. Disponível em: http://bit.ly/2GvTm12. Acesso em: 19 abr. 2019.

CARVALHO, José Jorge de. A Prática da Extensão como Resistência ao Eurocen-trismo, ao Racismo e à Mercantilizição da Universidade. Porto Alegre: s.n., 2004. [PDF, 23 p.]

FULLERTON, Elizabeth. Political, forensic, hi-tech: how 'research architecture' is re-defining art. The Guardian, 06 jan. 2019. Disponível em: https://bit.ly/2CVexYg. Acesso em: 4 abr. 2019.

GAZTAMBIDE-FERNÁNDEZ, Rubén. Why the Arts Don’t do Anything: Toward a New Vision for Cultural Production in Education. Harvard Educational Review, v. 83, n. 1, p. 660-685, Spring 2013. Disponível em: http://bit.ly/2jQEtNa. Acesso em: 5 abr. 2019.

GROYS, Boris. Education by Infection. In: MADOFF, Steven H. (ed.). Art School: Pro-positions for the 21st century. Cambridge, London: MIT Press, 2009, p. 25-32.

HONORATO, Cayo. Discursos de autolegitimação do ensino da arte: alguns prob-lemas histórico-conceituais. Gearte, v. 5, n. 3, 2018, p. 539-551. Disponível em: https://bit.ly/2CPoiXL. Acesso em: 31 mar. 2019.

IRWIN, Rita et al. A/r/tography Around the World: An Ever Evolving Methodology and Practice. S.l.: s.n., 2017, 29 p. [PDF] [Chapter 28]

LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capi-talismo artista; tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LYOTARD, Jean-François. Les problèmes du savoir dans les sociétés industrielles les plus développées. Québec: Conseil des Université du Québec, 1980.

___. The postmodern condition: a report on knowledge. Manchester: Manchester University Press, 1984.

___. A condição pós-moderna. 12 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

OURY, Jean. O coletivo. São Paulo: Hucitec, 2009.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SPRINGGAY, Stephanie & IRWIN, Rita. A/r/tography as living inquiry through art and text. Qualitative Inquiry, v. 11, n. 6, 2005, p. 897-912. Disponível em: https://bit.ly/2I3bkcd. Acesso em: 29 mar. 2019.

TATE. Forensic Architecture | Turner Prize Nominee 2018 | TateShots [Vídeo no YouTube, 5’21”]. Disponível em: https://bit.ly/2WOtQcF. Acesso em: 4 abr. 2019.

TAZZIOLI, Martina. Between visible and undetectable violence. Radical Philosophy, 2.02, junho de 2018, p. 97-100. Disponível em: https://bit.ly/2JF6ejG. Acesso em: 4 abr. 2019.

WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: Violence at the threshold of detectability. Brooklyn, NY: Zone Books, 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Honorato, C. (2019). Arte, pesquisa e ensino em tempos de deslegitimação do Ensino das Artes. Revista Digital Do LAV, 12(2), 009–022. https://doi.org/10.5902/1983734837783