Arte, pesquisa e ensino em tempos de deslegitimação do Ensino das Artes

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837783

Schlagworte:

Arte, Pesquisa, Ensino, Ensino das Artes, Deslegitimação

Abstract

Neste ensaio, discuto as relações entre arte, pesquisa e ensino em referência tanto a um processo recente, reacionário ou difamatório, de desacreditação das artes e da educação, quanto a um processo de deslegitimação mais amplo, notoriamente tematizado por Jean-François Lyotard. Nesse percurso, avalio alguns deslocamentos no interior do Ensino das Artes, relativos à utilização das artes como metodologia pelas vertentes teóricas ligadas à proposição de pesquisas educacionais baseadas nas artes. Em contraponto, meu argumento passa pela ideia de uma invenção do ensino-pesquisa, para a qual trago como exemplo o trabalho da agência de pesquisa Forensic Architecture.

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Autor/innen-Biografie

Cayo Honorato, Universidade de Brasília

Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais; orientador de mestrado credenciado no Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, com pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural, no âmbito das relações entre as artes e a educação; as conjunções e disjunções entre as artes e a educação; as relações entre arte, educação e política. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), na linha de Filosofia e Educação, com estágio na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada (UGR), Espanha; mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de Cultura e Processos Educacionais; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. É vice-líder do grupo Mediação em Arte e Cultura: Teorias e Práticas, cadastrado no CNPq. Integra a rede Another Roadmap for Arts Education desde 2015. É pesquisador associado do Centre for the Study of the Networked Image (CSNI) da London South Bank University (LSBU), Reino Unido, desde 2018.

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Veröffentlicht

2019-08-01

Zitationsvorschlag

Honorato, C. (2019). Arte, pesquisa e ensino em tempos de deslegitimação do Ensino das Artes. Revista Digital Do LAV, 12(2), 009–022. https://doi.org/10.5902/1983734837783