No novelo da memória, atravessamentos do sensível: tornar-se

Autores

  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833904

Palavras-chave:

Formação estética, Narrativas autobiográficas, Educação e arte, Formação docente

Resumo

As histórias de vida e formação, como construções biográficas, são acessadas por meio de atos de memória e ganham nuanças peculiares no próprio processo de narrar-se, a medida em que o narrador caminha para si. Dentro de tal quadro compreensivo, o artigo é tecido com fragmentos de memórias que contam sobre itinerários de formação – ética, política, estética –, representativos da existencialidade da autora. Ao localizar atravessamentos sensíveis que contribuíram para a ampliação de seus repertórios artístico-culturais em diferentes temporalidades, dá visibilidade à formação estética como processo-projeto de elaboração de sentidos e produção da vida, na relação com a arte, a cultura e a natureza. Na fronteira entre educação e arte, trazendo à mostra traços de percursos singulares, desdobra-se em reflexão sobre a formação de professores.

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Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Ostetto, L. E. (2018). No novelo da memória, atravessamentos do sensível: tornar-se. Revista Digital Do LAV, 11(2), 166–191. https://doi.org/10.5902/1983734833904