Narrativa afetiva de uma artista educadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734832903

Palavras-chave:

Artista, Educadora, Intersubjetividade, Percepção, Afecção

Resumo

O artigo apresenta uma narrativa de uma artista educadora considerando aspectos de seu período de formação e de atuação, no âmbito do ensino superior, enfatizando a relação de interdependência que há entre a arte e o ensino da arte. A narrativa tem como principal fundamento a perspectiva fenomenológica e mais especificamente as concepções de percepção e intersubjetividade proposta por Maurice Merleau-Ponty, em diálogo com os conceitos de percepção e afecção de Henri Bergson, que mobilizam a produção artística e a relação de ensino; e a permanente reversibilidade entre o que vemos e o que nos olha, proposta por Georges Didi-Huberman, que traz a emoção como força mobilizadora. Destaca-se também a importância da experiência estética no ensino da arte, segundo a abordagem de John Dewey. O entrelaçamento dessas perspectivas nos leva a considerar a importância da relação afetiva no processo de formação e atuação do artista e do educador.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Duprat Ruggeri, Fundação Armando Alvares Penteado

Graduada em Educação Artística com especialidade em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1979), possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor titular da Faculdade de Artes Plásticas e da Faculdade de Comunicação e Marketing e Coordenadora do Curso de Pós em História da Arte da Fundação Armando Alvares Penteado, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, história da arte, estética, educação, processo de criação e pintura. Revisora de coleções de arte da Folha de São Paulo: Grandes Mestres da Pintura e Grandes Museus do Mundo. Autora de livros integrantes da coleção Grandes Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte de São Paulo. Curadora da coleção Grandes Pintores Brasileiros e autora dos livros: Arcangelo Ianelli, Beatriz Milhazes, Daniel Senise e Paulo Pasta. Doutorado em Poéticas Visuais no Instituto e Artes da Universidade Estadual de Campinas (2016).

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Ruggeri, M. C. D. (2018). Narrativa afetiva de uma artista educadora. Revista Digital Do LAV, 11(2), 204–218. https://doi.org/10.5902/1983734832903