Historiando a mim mesmo: mo(vi)mentos de uma pesquisa autobiográfica e narrativa

Autores

  • Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734817858

Palavras-chave:

Autobiografia, Narrativa, Experiência, Artes visuais

Resumo

O texto, de caráter autobiográfico e com ênfase em fragmentos narrativos, apresenta recorte da pesquisa de doutorado, concluída no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Os resultados parciais estão organizados em mo(vi)mentos de investigação, numa perspectiva biográfico-narrativa que olha e analisa aspectos da vida pelo espelho retrovisor, construindo reflexões acerca de momentos da minha trajetória de vida e da minha atuação como docente no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. A pesquisa de campo foi realizada com alunos-colaboradores do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da referida universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico nas Ciências da Linguagem. Tradução: Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.

CLANDININ D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. v.7, n. 51, p. 523-536, setembro-dezembro, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf. Acesso em: 10/09/2013.

DELORY-MOMBERGER, Christine. La condition biographique: essais sur le récit de soi dans la modernité avancée. Paris: Téraèdre, 2009.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação. Figuras de l’individuo-projeto. Tradução: Maria da Conceição Passeggi, João Gomes Neto, Luis Passeggi. São Paulo: Paulus; Natal, RN: EDUFRN, 2008.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução: Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

DILTHEY, Wilhelm. Teoria das concepções do mundo. Tradução: Artur Morão. Rio de Janeiro: Edições 70, 1992.

GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin In: SEDLMAYER, Sabrina e GINZBURG, Jaime (Org.). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 107-132.

KINCHELOE, Joe. Questões de disciplinaridade/interdisciplinaridade em um mundo em transformação. In: KINCHELOE, Joe L. & BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 67-99.

LARROSA, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” Traducão: João Wanderley Geraldi. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro, ANPED, 2002, p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 10/09/2013.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pesquisa Narrativa: concepções, práticas e indagações. In: Anais do II congresso de educação, arte e cultura – CEAC, Santa Maria, 2009, p. 1-12.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, Maria da Conceição e SOUZA, Elizeu Clementino de. (orgs.) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista: Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 369-386, abril, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf. Acesso em: 19/05/2013.

SANCHES, Roberto. O saber da narração: Paul Ricoeur e Marie-Christine Josso. In: ABRAHÃO. Maria Helena Menna Barreto (org.) (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

SANTOS, Boaventura Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2007.

SOUZA, Elizeu Clementino de. e FORNARI, Liege Maria Sitja. Memória, (Auto)Biografia e Formação. In: VEIGA, Passos Alencastro e D’ÁVILA, Cristina Maria (org.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012, p. 109-134.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, história de vida e práticas de formação In: NASCIMENTO, HETKOSWKI, (orgs). Memória e formação de professores [online] Salvador: EDUFBA, p. 58-74, 2007. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 10/09/2013.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA:UNEB, 2006.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Ferreira, L. C. P. (2015). Historiando a mim mesmo: mo(vi)mentos de uma pesquisa autobiográfica e narrativa. Revista Digital Do LAV, 8(4), 136–151. https://doi.org/10.5902/1983734817858