“Você sabe ensinar, sim!” Experiência, narrativa e (auto)formação

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

Resumo


O artigo contempla aspectos de uma investigação arqueológica de si, com ênfase no campo autobiográfico e narrativo, explicitando lembranças emblemáticas que impulsionaram o interesse pela docência em artes visuais. Evoca experiências presentes no processo de (auto)formação subjetiva, suscitando reflexões acerca dos caminhos percorridos durante a época de escolarização. A pergunta que impulsionou a produção desse movimento de escrita corresponde ao momento de enunciação da frase “Você sabe ensinar, sim!” proferida pela Professora Sueli Rezende, no contexto formativo da antiga quarta série do ensino fundamental.


Palavras-chave


Experiência; Narrativa; (Auto)Formação; Docência; Artes visuais

Texto completo:

PDF

Referências


Freud (1996c);(FREUD, 1996b); Freud (1996b); (DILTHEY, 2010, p. 245); (GINZBURG, 2012, p. 116); (FREUD, 1996a, p. 35); Vygotsky (2003); (JOBIM e SOUZA, 1994, p. 21);(DELORY-MOMBERBER, 2011, p. 341); (CLANDININ e CONNELLY, 2011, p. 48); (BAKHTIN, 2004);

(JAVCHELOVITCH e BAUER, 2011, p. 91);(SOUZA e FORNARI, 2012);(CAMARGO, 2009, p. 14)

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico nas Ciência da Linguagem. Tradução: Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.

CAMARGO, Iberê. Gaveta dos guardados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

CLANDININ D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. In: Revista em Educação: Belo Horizonte, v.27, n. 01, abril, 2011, p. 333-346. Disponível em: Acesso em: 10/09/2013.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução: Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

FREUD, Sigmund. Conferência II – Parapraxias. In:___________. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise (Partes I e II) (1915-1916). Rio de Janeiro: Imago, 1996a [1900], p. 35-66. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. XV).

FREUD, Sigmund. Lembranças encobridoras [1899] In: ___________. Primeiras Publicações Psicanalíticas. Rio de Janeiro: Imago, 1996b [1893-1899], p. 285-304. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. III).

FREUD, Sigmund. Construções em análise I e II [1937] In: ___________. Moisés e o Monoteísmo, Esboço de psicanálise e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996c [1937-1939], p. 273-287. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. XXIII).

GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin In: SEDLMAYER, Sabrina e GINZBURG, Jaime (Org.). WALTER BENJAMIN: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 107-132.

JAVCHELOVITCH, Sandra e BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W. e GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p. 90-113.

JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

SOUZA, Elizeu Clementino de. e FORNARI, Liege Maria Sitja. Memória, (Auto)Biografia e Formação. In: VEIGA, Passos Alencastro e D’ÁVILA, Cristina Maria (Org.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012, p. 109-134.

VYGOTSKY, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Tradução: Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734832850

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio