Historiando a mim mesmo: mo(vi)mentos de uma pesquisa autobiográfica e narrativa

Auteurs-es

  • Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734817858

Mots-clés :

Autobiografia, Narrativa, Experiência, Artes visuais

Résumé

O texto, de caráter autobiográfico e com ênfase em fragmentos narrativos, apresenta recorte da pesquisa de doutorado, concluída no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Os resultados parciais estão organizados em mo(vi)mentos de investigação, numa perspectiva biográfico-narrativa que olha e analisa aspectos da vida pelo espelho retrovisor, construindo reflexões acerca de momentos da minha trajetória de vida e da minha atuação como docente no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. A pesquisa de campo foi realizada com alunos-colaboradores do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da referida universidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília

Références

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico nas Ciências da Linguagem. Tradução: Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.

CLANDININ D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. v.7, n. 51, p. 523-536, setembro-dezembro, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf. Acesso em: 10/09/2013.

DELORY-MOMBERGER, Christine. La condition biographique: essais sur le récit de soi dans la modernité avancée. Paris: Téraèdre, 2009.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação. Figuras de l’individuo-projeto. Tradução: Maria da Conceição Passeggi, João Gomes Neto, Luis Passeggi. São Paulo: Paulus; Natal, RN: EDUFRN, 2008.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução: Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

DILTHEY, Wilhelm. Teoria das concepções do mundo. Tradução: Artur Morão. Rio de Janeiro: Edições 70, 1992.

GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin In: SEDLMAYER, Sabrina e GINZBURG, Jaime (Org.). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 107-132.

KINCHELOE, Joe. Questões de disciplinaridade/interdisciplinaridade em um mundo em transformação. In: KINCHELOE, Joe L. & BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 67-99.

LARROSA, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” Traducão: João Wanderley Geraldi. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro, ANPED, 2002, p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 10/09/2013.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pesquisa Narrativa: concepções, práticas e indagações. In: Anais do II congresso de educação, arte e cultura – CEAC, Santa Maria, 2009, p. 1-12.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, Maria da Conceição e SOUZA, Elizeu Clementino de. (orgs.) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista: Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 369-386, abril, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf. Acesso em: 19/05/2013.

SANCHES, Roberto. O saber da narração: Paul Ricoeur e Marie-Christine Josso. In: ABRAHÃO. Maria Helena Menna Barreto (org.) (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

SANTOS, Boaventura Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2007.

SOUZA, Elizeu Clementino de. e FORNARI, Liege Maria Sitja. Memória, (Auto)Biografia e Formação. In: VEIGA, Passos Alencastro e D’ÁVILA, Cristina Maria (org.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012, p. 109-134.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, história de vida e práticas de formação In: NASCIMENTO, HETKOSWKI, (orgs). Memória e formação de professores [online] Salvador: EDUFBA, p. 58-74, 2007. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 10/09/2013.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA:UNEB, 2006.

Téléchargements

Publié-e

2015-04-30

Comment citer

Ferreira, L. C. P. (2015). Historiando a mim mesmo: mo(vi)mentos de uma pesquisa autobiográfica e narrativa. Revista Digital Do LAV, 8(4), 136–151. https://doi.org/10.5902/1983734817858