Ensaios interculturais na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488969

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Interculturalidade, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e discutir sobre práticas pedagógicas de inspiração intercultural nas aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir de uma pesquisa narrativa em uma escola municipal de Viamão/RS. A pesquisa que sustenta o presente texto foi realizada entre 2017 e 2021 por meio de narrativas orais e escritas de estudantes do 6º ao 9º ano e da professora-pesquisadora atuante na referida escola. A análise conduz à compreensão de que as práticas pedagógicas, construídas pela professora-pesquisadora e pelos(as) estudantes no decorrer da pesquisa, assumem um caráter de ensaio intercultural, pois apresentam potencial de rompimento com práticas hegemônicas eurocêntricas e colonialistas, assim como contribuem para o empoderamento individual e coletivo dos(as) estudantes e para a aproximação com saberes marginalizados e silenciados em nossa sociedade. Porém, apresentam limites dentro do que a interculturalidade se propõe, seus pressupostos e desafios, se aproximando, então, de um investimento, um empreendimento e um exercício constante de pensar, refletir e propor práticas inspiradas na interculturalidade.

Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gabriela Nobre Bins, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rita de Cássia Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutora na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Doutor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

2025-04-11

Como Citar

Tavares, N. da S., Ricardo, K. H., Bins, G. N., Silva, R. de C. O. e, & Wittizorecki, E. S. (2025). Ensaios interculturais na Educação Física escolar. Educação, 50(1), e48/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644488969

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