Protagonismo estudantil em escolas rurais de ensino médio: uma experiência do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483993

Palavras-chave:

Protagonismo estudantil, Escolas rurais, Ensino Médio

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar como três escolas do interior do Ceará, que atendem alunos das localidades rurais, têm estimulado o desenvolvimento da cidadania e do protagonismo estudantil. A pesquisa tem como fundamentos teórico-metodológicos o paradigma interpretativo, a abordagem qualitativa, do tipo exploratória quanto ao objetivo e aplicada quanto à natureza. O método foi o estudo de casos múltiplos, com uso de entrevistas semiestruturadas com gestores, professores e alunos. Realizou-se também pesquisa bibliográfica para diálogo com os achados de campo. Os resultados obtidos foram trabalhados a partir da análise de conteúdo e constatou-se que embora as condições de acesso à educação estejam asseguradas, as condições de atendimento dos alunos são permeadas por dificuldades diversas, desde a infraestrutura física dos prédios, transporte escolar, professores e que as condições de contexto externo associadas às limitações sociais e econômicas tolhem a capacidade de escolha da trajetória escolar dos jovens. Observou-se que as escolas fomentam uma série de ações no sentido de mobilizar os alunos e proporcionar espaços que favoreçam posturas protagonistas por parte deles, estimulando o exercício da cidadania e do protagonismo juvenil. No entanto, as situações constatadas nas três escolas que atendem a população rural, evidenciam que o poder público, apesar do esforço, não tem conseguindo assegurar a redução das desigualdades e o cumprimento dos preceitos constitucionais na garantia do direito à educação de qualidade.

Biografia do Autor

Willana Nogueira Medeiros Galvão, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Educação, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, membro do Grupo de Pesquisa Politica Educacional, Gestão e Aprendizagem. 

Sofia Lerche Vieira, Instituto Federal do Ceará

Pesquisadora do CNPq, consultora da FGV-RJ. Foi professora da UFC, Unilab, Uninove e do Lemann Center-Stanford. Exerceu os cargos de secretária estadual (Ceará) e municipal (Aracati-CE) de educação. É líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Professora titular da Universidade Estadual do Ceará.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em educação, professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de política e gestão educacional, gestão escolar e avaliação de larga escala.

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Galvão, W. N. M., Vieira, S. L., & Vidal, E. M. (2024). Protagonismo estudantil em escolas rurais de ensino médio: uma experiência do Ceará. Educação, 49(1), e116/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644483993