Docência e a aula como ensaio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439574

Resumo

Na atualidade, temos uma das políticas nacionais de formação de professores se efetivando via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Programa (Pibid)1. Por meio dessa macropolítica, o projeto Práticas curriculares de escrita e leitura e a formação de professores participa desse espaço político, articulando a pesquisa universitária e a escola pública. O artigo versa sobre o tema aula a partir do aporte conceitual dos filósofos Nietzsche e Deleuze. Com eles, na primeira parte do artigo, definimos a docência como vontade criadora e a articulamos à noção de aula como ensaio. Apresentamos, em seguida, a operação da crítica genealógica como um dos principais elementos didáticos da aula como ensaio. A pesquisa, ao assumir esse posicionamento conceitual, apresenta, na terceira parte do texto a experimentação do elemento didático da crítica genealógica na aula intitulada “Oficinando com as bruxas: entre o bem e o mal”, desenvolvida junto a uma turma dos anos iniciais de uma escola pública via o Pibid. A partir disso, a personagem bruxa foi levada ao território da crítica genealógica como elemento didático da aula como ensaio, possibilitando a problematização da valoração dos valores e a desnaturalização de estereótipos.

 

 

Biografia do Autor

Sônia Regina da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Professora doutora na Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Professora doutora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. 

 

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Publicado

2021-02-25

Como Citar

Matos, S. R. da L., & Schuler, B. (2021). Docência e a aula como ensaio. Educação, 46(1), e14/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644439574

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