<b>Pesquisa Autobiográfica: contribuição para a História da Educação e de educadores no Rio Grande do Sul</b>

Autores

  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Palavras-chave:

Life Stories, Narratives, Identity and Teacher Professionalization,

Resumo

Inserido na temática metodologias, arquivos e fontes, o presente artigo aporta pesquisa intitulada: PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE - NARRATIVAS NA PRIMEIRA PESSOA, estressando modos de trabalhar com narrativas, fontes documentais e fontes orais para construir Historias de Vida de destacados educadores Sul-Rio-Grandenses no intuito de: a) proporcionar visibilidade às Histórias de Vida, com a inclusiva história profissional, de destacados nomes de educadores que fizeram a História da Educação no Rio Grande do Sul, pela compreensão das relações educativas e de construção de identidades que ocorreram/ocorrem no processo formativo e de trabalho desses educadores, resultando em um acervo para utilização de estudiosos na área; b) compreender melhor o pensamento e a prática pedagógica inerentes à história da educação no Rio Grande do Sul. O presente artigo subdivide-se em dois momentos: 1) descrição da pesquisa e 2) compreensões a que a pesquisa permitiu tanto no que diz respeito ao uso da metodologia, como no que tange a compreensões que dizem respeito ao objeto de estudo.

Palavras-chave: Historias de Vida. Narrativas. Identidade e Profissionalização Docente.

Downloads

Como Citar

Abrahão, M. H. M. B. (2011). <b>Pesquisa Autobiográfica: contribuição para a História da Educação e de educadores no Rio Grande do Sul</b>. Educação, 30(2), 139–156. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3743

Edição

Seção

Dossiê: História da Educação