<b>Pesquisa Autobiográfica: contribuição para a História da Educação e de educadores no Rio Grande do Sul</b>
Palavras-chave:
Life Stories, Narratives, Identity and Teacher Professionalization,Resumo
Inserido na temática metodologias, arquivos e fontes, o presente artigo aporta pesquisa intitulada: PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE - NARRATIVAS NA PRIMEIRA PESSOA, estressando modos de trabalhar com narrativas, fontes documentais e fontes orais para construir Historias de Vida de destacados educadores Sul-Rio-Grandenses no intuito de: a) proporcionar visibilidade às Histórias de Vida, com a inclusiva história profissional, de destacados nomes de educadores que fizeram a História da Educação no Rio Grande do Sul, pela compreensão das relações educativas e de construção de identidades que ocorreram/ocorrem no processo formativo e de trabalho desses educadores, resultando em um acervo para utilização de estudiosos na área; b) compreender melhor o pensamento e a prática pedagógica inerentes à história da educação no Rio Grande do Sul. O presente artigo subdivide-se em dois momentos: 1) descrição da pesquisa e 2) compreensões a que a pesquisa permitiu tanto no que diz respeito ao uso da metodologia, como no que tange a compreensões que dizem respeito ao objeto de estudo.
Palavras-chave: Historias de Vida. Narrativas. Identidade e Profissionalização Docente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________