Condições para a educação hospitalar em um Hospital no município de Porto Velho/RO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485929

Parole chiave:

Educação Hospitalar, Educação Básica, Internação, Pedagogo

Abstract

Esta pesquisa discute sobre a educação hospitalar como direito a continuidade dos estudos por pacientes, matriculados na educação básica, e que vivenciam um período longo de internação. Parte da seguinte problemática: Quais as condições de um hospital do Município de Porto Velho/RO no que tange a oferta da educação hospitalar para pacientes da educação básica? Este estudo teve como objetivo averiguar as condições de um hospital no que se refere a organização para a continuidade dos estudos em um ambiente de educação não-formal. Optou-se pela pesquisa de levantamento, na qual os dados foram coletados por meio de questionário e observação com 10 pais e/ou responsáveis de um hospital localizado no norte do Brasil (Porto Velho /RO). Como resultados e discussão, destaca-se que os pacientes internados estavam matriculados em diferentes períodos do ensino fundamental I e II. A maioria dos pais (60%), afirmaram ter informado a escola sobre a internação do filho, 40% dos entrevistados não avisaram a escola e não foram procurados pela mesma para saber o motivo das faltas. Todos os entrevistados durante o período de internação não tiveram acesso as atividades de ensino. Compreende-se que a educação hospitalar tem sido fixada na legislação como direito a continuidade dos estudos em períodos longos de internação, todavia, os espaços e tempos em que se realizam não se concretizam de forma qualitativa no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida.

Biografie autore

Delaine Batista dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia.

Ludimilla Ronqui, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2004), graduação em pedagogia, mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora adjunto do Departamento Acadêmico de Biologia da Universidade Federal de Rondônia. Docente nos programas de pós-graduação (Programa de pós-graduação - Mestrado acadêmico em ensino de ciências da natureza - PGECN) e (Programa de pós-graduação em conservação e uso de recursos naturais - PPGReN).

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Experiência profissional como Educadora Infantil na Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. Atualmente é docente no regime CRES na UENP - Campus de Cornélio Procópio e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC) na linha de formação de professores. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, inclusão, organização da atividade de ensino.

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Pubblicato

2025-03-07

Come citare

Santos, D. B. dos, Ronqui, L., & Prais, J. L. de S. (2025). Condições para a educação hospitalar em um Hospital no município de Porto Velho/RO. Educação, 50(1), e23/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644485929