Redimensionamento dos anos iniciais do ensino fundamental nas redes públicas de educação em Mato Grosso: a autoridade mística fundadora no contexto da política de BNCC

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485306

Parole chiave:

Redimensionamento da educação em Mato Grosso, Política curricular para a infância, Desconstrução

Abstract

Apoiadas no pós-estruturalismo derridiano e em sua discussão na teoria curricular, focalizamos a retórica injuntiva no que se denomina de Redimensionamento na educação de Mato Grosso. Tencionamos interpretar a prática discursiva na política para a infância, realçando as tentativas de fixar sentidos sobre o sintagma Regime de Colaboração. Defendemos que a aprovação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil autoriza significar educação de qualidade como ensino de conhecimentos comuns avaliáveis, dando impulso a ações baseadas na autoridade mística violenta que tende a tomar tal significação como dada. Nesse sentido, o Redimensionamento tanto parece buscar assegurar que a responsabilidade dos entes federados em responder pelos desempenhos se veja delineada com a transferência compulsória das matrículas para os municípios quanto se arroja como o não saber que bloqueia a articulação e a reatividade, obliterando a democracia. Para expor a discussão, discorrermos sobre a desconstrução derridiana na investigação das políticas de currículo, destacando o gesto a ser operado no texto e, após, apresentamos quatro seções que dão vulto a uma problematização encadeada: as estratégias retóricas que impactam a infância escolarizada em Mato Grosso, o (não) saber que circula sobre o Redimensionamento, as creches estaduais: uma narrativa pouco conhecida em MT e os anos iniciais: desafios à municipalização.

Biografie autore

Geniana dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT, Líder do Grupo de Pesquisas Curriculares e Discurso (GPCeD), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Erika Virgilio Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação também pela UFMT, Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis. Pós-doutoranda na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura, do PROPEd-UERJ, supervisionada por Alice Casimiro Lopes, a partir de 13/04/2023, no âmbito do grupo de pesquisa Políticas de currículo e cultura. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UFMT), Campus de Rondonópolis, de agosto de 2017 a julho de 2019. Foi 2 vice-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), no pleito 2019-2020, e 3 Vice-presidente da gestão 2021-2022. Coordenou o GT 12 - Currículo da Regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) (2021-2022), É parecerista Ad Hoc do GT 12 - Currículo da Anped e membro do Comitê Científico da Anped (2021-2023). Lidera o Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Alteridade (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7093986133974601) na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

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Pubblicato

2024-05-29

Come citare

Santos, G. dos, & Cunha, E. V. R. da. (2024). Redimensionamento dos anos iniciais do ensino fundamental nas redes públicas de educação em Mato Grosso: a autoridade mística fundadora no contexto da política de BNCC. Educação, 49(1), e106/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644485306

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais