Formação continuada de professores pela institucionalidade do Pnem como possibilidade no tempo do trabalho

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484950

Parole chiave:

Formação continuada de professores, Pacto pelo fortalecimento do ensino médio, Ensino médio

Abstract

Estudo documental que analisa 86 relatórios produzidos por coordenadores, orientadores e cursistas, entre os anos 2014 e 2015, resultante do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogos, em consonância com o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Objetiva compreender as apropriações da escola como espaço de formação no tempo do trabalho. Questiona a importância do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio para articular a formação com o trabalho docente, pautada no eixo da formação humana integral, ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos de Michel de Certeau (1994) e nos estudos de António Nóvoa (1991, 2002). Como resultados afirma-se a importância do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogos por produzir percursos formativos no tempo do trabalho docente e no espaço da escola, tomando o professor como sujeito de sua própria formação e da formação de seus pares; como alternativa à racionalidade instrumental e como proposta sólida de formação aos professores e pedagogos.

Biografie autore

Claudia Simões Mariano, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação, na linha de Currículo, Diversidade e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - (2018) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduada em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (2006). Especialista em Letras-Literatura pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ- RJ) e em Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. Atuei como Técnica Educacional (referência em Língua Portuguesa e Literatura) na Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu 2012-2019); como Técnica em Gestão Escolar (Sedu 2019-2020); e atuo, hoje, como Técnica em Assuntos Educacionais (Sedu 2020-2021) na Coordenação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Copaes), que é o regime de colaboração entre o Estado e os Municípios para o fomento de ações articuladas e integradas que fomentem a melhoria da qualidade e a equidade na educação no território Capixaba. 

Juverci Fonseca Bitencourt, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor voluntário na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na disciplina Política e Organização da Educação Básica. Gestor escolar da Educação Básica na rede municipal de Vitória/ES. Coordenador do Fórum de Diretores do Município de Vitória. Professor efetivo na Educação Básica (Educação Infantil) nas redes municipais de Vitória/ES e Serra/ES. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe/Ufes). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de "Docência, Currículo e Processos Culturais". Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Especialista em Educação Inclusiva. Especialista em Gestão Educacional. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Membro de Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.

Diego Davila Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes) na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe/Ufes). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Ifes). Licenciado em Matemática e em Pedagogia. Bacharel em Engenharia de Produção.

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Pubblicato

2025-02-03

Come citare

Mariano, C. S., Bitencourt, J. F., Ventorim, S., & Oliveira, D. D. F. (2025). Formação continuada de professores pela institucionalidade do Pnem como possibilidade no tempo do trabalho. Educação, 50(1), e11/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644484950