Pedagogias não-diretivas: Leon Tolstói, Alexander Neill e Carl Rogers

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484265

Parole chiave:

Alexander Neill, Carl Rogers, Escolas democráticas, Leon Tolstói, Pedagogias não-diretivas

Abstract

As pedagogias não-diretivas constituem uma concepção pedagógica diferente das correntes mainstream praticadas em escolas de diferentes países, incluindo o Brasil. Este artigo teve como referência empírica um levantamento bibliográfico sobre a base histórica-epistemológica dessa pedagogia, buscando explicitar, suas premissas fundamentais. Dentre os principais pensadores das pedagogias não-diretivas estão Leon Tolstói, Alexander Neill e Carl Rogers. Apesar de haver diversos entendimentos sobre essa tendência pedagógica, com a pesquisa realizada, o termo resultante foi o de pedagogia não-diretiva (quanto ao seu processo pedagógico) e suas escolas praticantes identificadas como escolas democráticas ou escolas livres. Após a pesquisa bibliográfica, percebeu-se também que o espaço editorial ocupado por essa temática é reduzido, apesar da considerável possibilidade pedagógica da concepção do ensino no auxílio de uma educação genuinamente inclusiva, oportunizando uma alternativa à escolarização comum. São considerados centrais nesse processo, valores subestimados em outras pedagogias: a autonomia, o direito de ser quem se é e o protagonismo. Quando Rogers admite esse eu central, protagonista e autêntico, revela o ponto de contato máximo com os pensamentos de Tolstói e de Neill. Assim, o objetivo desse artigo é de explicitar as premissas básicas que fundamentam a pedagogia não diretiva, orientadoras das práticas escolares realizadas em escolas democráticas, escolas livres, escolas não- diretivas, além de contribuir para a possibilidade de suscitar novas pesquisas e ressuscitar outras que possam trazer à luz suas possibilidades, recolocar e ampliar o conhecimento que se tem sobre o tema.

Biografie autore

Marcello Vieira Lasneaux, Instituto Federal de Educação

Professor do Instituto Federal de Brasília de Ensino Médio Integrado, Graduação e Pós-graduação. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa: Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação - GEPFCTI, da Universidade de Brasília. Coordenador pedagógico de ensino médio regular em instituição bilíngue. Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisador nas áreas de inovação educacional, educação alternativa, educação inclusiva, situação de fracasso escolar. metodologias ativas e educação mediada por tecnologia. Pós-doutorando em Educação na PUC/GO. Mestre em Bioética, pela Faculdade de Saúde, Cátedra UNESCO, da Universidade de Brasília, com publicações na área. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Neurociência e Aprendizagem. Psicanalista com publicações na área. Especialista em Genética Humana. Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB). Residente em Brasília/DF.

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás; Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás; Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral no Institut National de Recherche Pédagogique; Professora visitante na Università Degli Studi di Ferrara (Itália); Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado , integrante da Linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos;Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Inhumas; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Pensamento Educacional Brasileiro - GEPPEB; Pesquisadora, investigando especialmente as seguintes temáticas: Pensamento educacional brasileiro - História Intelectual; Aprendizagem escolar - processos e dificuldades; Fracasso escolar e desigualdade educativa; Educação e imagem.

Riferimenti bibliografici

ADORNO, T. W. Dialéctica negativa. Madrid: Ed. Taurus, 1984.

AERO. Democratic schools. Disponível em: https://www.educationrevolution.org/store/findaschool/democraticschools/#Unitedstates. Acesso em: 18 jun. 2023.

APPLE, M.W; BEANE, J. A. Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 1997.

BARROS, R. M. Subjetividade e Educação: conexões contemporâneas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.

BARTLETT, R. Tolstói: a biografia. São Paulo: Ed. Globo, 2013.

BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Barueri/SP: Manole, 2004.

BRITTO, S.P. Psicologia da aprendizagem centrada no estudante. Campinas: Papirus, 1986.

CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. Porto Alegre: Penso, 2016.

DENNISON, G. A nova escola do futuro. São Paulo: IBRASA, 1976.

FAURE, S. A Colmeia: uma experiência pedagógica. São Paulo: Ed. Terra Livre, 2015.

PUENTE, M. O ensino centrado no estudante: renovação e crítica das teorias educacionais de Carl R. Rogers. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999.

GALLO, S. Pedagogia Libertária: anarquistas, anarquismos e educação. São Paulo: Imaginário – Ed. da Universidade Federal do Amazonas, 2007.

GAUTHIER, C; TARDIF, M. A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014.

GRIBBLE, D. Real education: varieties of freedom. Bristol: Bristol, 1998.

HECHT, Y. Conheça a escola democrática de Hadera. São Paulo: Ed. Autêntica. 2016.HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

IASNAIA POLIANA. Iasnaia Poliana. Disponível em: https://lasneaux.wixsite.com/institutolasneaux/pedagogia-em-iasnaia. Acessado em: 16 mar. 2024.

JUSTO, I. H. Carl Rogers – teoria da personalidade / aprendizagem centrada no aluno. Porto Alegre: Livraria Santo Antônio, 1973.

LANE, H. Conversas com pais e mestres. São Paulo: IBRASA, 1968.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28 ed. São Paulo: Loyola, 2014.

LUMIAR. Escola Lumiar. Disponível em: https://lumiaredu.com/escolas/. Acesso em: 16 mar. 2024.

NEILL, A.S. Liberdade na Escola - Summerhill. São Paulo: Brasiliense, 1967.

NEILL, A.S. Liberdade sem medo - Summerhill. São Paulo: IBRASA, 1976.

NEILL, A. S. Um mestre contra o mundo – o fracasso que floriu numa nova escola. São Paulo: IBRASA, 1978.

ROGERS, C. Liberdade para aprender. São Paulo: Interlivros, 1969.

ROGERS, C. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

ROGERS, C. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SEMLER, R. Você está louco? Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2007.

SINGER, H. Gestão democrática do conhecimento: sobre propostas transformadoras da estrutura escolar e suas implicações nas trajetórias dos estudantes. Relatório de pós-doutoramento. 2008. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2008.

TOLSTÓI, L. Escola de Iasnaia Poliana. São Paulo: Ed. Terra Livre, 2021.WREGE, M. G. Escolas Democráticas: um olhar construtivista. 418 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

Pubblicato

2024-08-20

Come citare

Lasneaux, M. V., & Tiballi, E. F. A. (2024). Pedagogias não-diretivas: Leon Tolstói, Alexander Neill e Carl Rogers. Educação, 49(1), e122/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644484265