<b>Construindo conhecimento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional – saberes coletivos de uma rede de pesquisadores</b>
Parole chiave:
aAbstract
Este trabalho discute o processo de constituição de redes de pesquisadores a partir da publicação do edital Proeja/Capes/Setec n. 003/2006 para a implementação do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Proeja, constituído pela Capes em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC. Em decorrência desse edital foram criados nove grupos de pesquisa em todo país, e este estudo focaliza a experiência do grupo constituído por instituições de Goiás e do Distrito Federal. O trabalho tem como enfoque metodológico a análise documental e a observação participante. Pode-se afirmar que se espera fortalecer esta rede de pesquisadores como uma referência para a região Centro-Oeste, avançando em suas investigações que visam compreender a relação concreta entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho. Nesse sentido, a ação coletiva de constituição do grupo, a criação dos espaços formativos e a participação de seus componentes em seminários, congressos e fóruns de EJA revelam que a construção de conhecimentos e saberes coletivos, tendo por base a experiência de alunos (de iniciação científica, de mestrado e de doutorado) e de professores (da graduação e da pós-graduação), pode contribuir efetivamente com uma EJA integrada à educação profissional, tendo em vista o enriquecimento da formação de jovens e adultos trabalhadores.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação profissional. Redes de pesquisa.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________