Divisão digital e desigualdades educacionais nas redes pública e privada: uma investigação com dados do Exame Nacional do Ensino Médio no estado do Pará

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644473681

Parole chiave:

Divisão digital, Desigualdades educacionais, Ensino público e privado

Abstract

O artigo aborda o tema das desigualdades digitais e educacionais no Pará. Assentado no arcabouço teórico que enfatiza o peso do capital cultural na compreensão das disparidades de rendimento escolar, o trabalho busca responder à seguinte problematização: qual o papel do acesso digital desigual na reprodução da estrutura social? Elegendo o contexto pandêmico de 2020 como referência, o artigo visa analisar os dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), comparando o ingresso ao ensino remoto nas redes pública e privada paraenses. Para tanto, utiliza-se de uma metodologia quantitativa, debruçando-se sobre as condições sociais de acesso a aparelhos celulares, computadores e conexão de internet. Os resultados revelam que, para a maioria dos estudantes de escolas públicas do Pará, a dependência de um único aparelho celular, a falta de um computador e a ausência de acesso à internet constituem fatores que multiplicam as dificuldades de acesso ao ensino remoto, contribuindo para a reprodução das desigualdades escolares preexistentes. Como conclusões, o artigo descreve as relações entre a posse de capital cultural objetivado e a qualidade do alcance às aulas remotas, desvendando o vínculo dissimulado que os sistemas de ensino mantêm com a estrutura das relações entre as classes.

Biografie autore

Vergas Vitória Andrade da Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES/CNPq). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) desigualdades de oportunidades e resultados educacionais; 2) estratificação educacional e desigualdades raciais e de gênero; 3) juventude, políticas educacionais e práticas pedagógicas. Atualmente coordena o projeto de pesquisa "Hábitos de leitura e capital cultural: as razões do sucesso escolar?"

Gustavo César de Macedo Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto - Universidade Federal do Pará (Faculdade de Ciências Sociais e Pós-Graduação em Ciência Política). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atua nas áreas de sociologia e ciência política, com experiência de pesquisa nos temas do comportamento político, voto de classe e interações entre mídia e política

Erick Henrique Lima Santos, Universidade Federal do Pará

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal do Maranhão(2018)

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Pubblicato

2024-09-19

Come citare

Silva, V. V. A. da, Ribeiro, G. C. de M., & Santos, E. H. L. (2024). Divisão digital e desigualdades educacionais nas redes pública e privada: uma investigação com dados do Exame Nacional do Ensino Médio no estado do Pará. Educação, 49(1), e125/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644473681