Diálogo sobre infâncias mexicanas na pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470058Parole chiave:
Direitos da Criança, Educação, pandemia, COVID-19, México, Função do EstadoAbstract
Esta entrevista faz parte de uma série documentada na Rede Emili@, que se propõe a divulgar pesquisas acadêmicas e reflexões coletivas sobre infância, educação e política. O documento que apresentamos sintetiza uma análise dos efeitos da pandemia na vida de crianças e adolescentes no México. Norma del Río Lugo descreve a situação socioeconômica e política, com ênfase na situação precária das políticas públicas -antes, durante e depois- da fase de isolamento social pela pandemia de COVID-19. Refletimos sobre como os Estados conseguiram - ou não - responder à situação social gerada durante a pandemia, o tipo de programas, políticas e ações implantadas com base em direitos. Nesta experiência compartilhada, ela destacou a relevância do papel dos Estados na vida das crianças e seus direitos. Norma del Río Lugo analisa as experiências da infância e o papel preponderante das mulheres durante a pandemia, enfatizando a necessidade de políticas de atenção urgente. Nesse contexto, a violação de direitos tem sido dramática para a população infantil, com aumento dos índices de pobreza, falta de acesso à educação e serviços de saúde, aumento dramático da desnutrição e situações de violência.
Riferimenti bibliografici
LUGO, Norma Alicia Del Río. "Hacer Más Con Menos. Impacto De Las Políticas De Austeridad En Los Derechos En La Primera Infancia Y Su Calidad De Vida En Tiempos De Pandemia. El Caso De México." Psicología, Conocimiento Y Sociedad 11, no. 1 (2021).
Reis, M. and Isidório, M.S. (2019), "Human Rights for Children and Youth: Sociocultural Differentiation, Resistance and Unity", Human Rights for Children and Youth (Sociological Studies of Children and Youth, Vol. 24), Emerald Publishing Limited, Bingley, pp. 1-8. https://doi.org/10.1108/S1537-466120190000024001
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Categorie
Licenza
Copyright (c) 2023 Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________