Concepções de ensino de geografia na reforma curricular de 1951: por uma compreensão internacional para paz
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468384Parole chiave:
Reforma Curricular, Ensino de Geografia, UNESCOAbstract
Com o fim da Segunda Guerra Mundial inicia-se os debates em nível internacional para a construção de reflexões e proposituras para o fortalecimento de uma cultura de paz e solidariedade entre as nações; após a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) a UNESCO assumiu o papel de liderar esse debate, a fim de criar estratégias no âmbito da ciência, da cultura e da educação para a consolidação dessa iniciativa. No Brasil, com o fim do Estado Novo (1945), instaura-se o processo para a reconstrução da democracia no país, com desdobramentos para o sistema de ensino. Diante desse cenário, esse artigo tem como objetivo analisar a Reforma Curricular Simões Filhos de 1951, em especial as implicações para o ensino de Geografia, buscando identificar seus princípios e concepções. Para tanto, realizamos um cotejamento com as perspectivas presentes na Reforma Gustavo Capanema de 1942 com a Reforma Curricular Simões Filho de 1951. Argumentamos que a reforma curricular de 1951 buscava atender as recomendações da UNESCO, compreendemos que as orientações metodológicas apresentaram reflexões que tinham como princípio subsidiar um ensino de Geografia para a democracia, para solidariedade entre as nações e para a paz.Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Manuel Correia. Geografia, Ciência da Sociedade: Uma Introdução à Análise do Pensamento Geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.
ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. Ensino de Geografia: Perspectiva Histórico-Cultural no Brasil Republicano. Tese (doutorado). Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira: Fortaleza, 2012. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7603 Acesso em: 01 de fevereiro de 2021.
BISPO, Martha Hemília da Silva. Ensino de Geografia na Reforma Curricular de 1951 e os Livros Didáticos de Aroldo de Azevedo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas: Erechim, 2021. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/4206/1/BISPO.pdf Acesso em: 01 de novembro de 2021.
BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim. O Ensino Secundário Brasileiro nos Anos 50 e a Qualidade de Ensino. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade. São Paulo: 2005. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP- 1_4b7d6b967190e6ad4fc9bd85466c830f Acesso em: 04 de novembro de 2020.
BRASIL (1942,10 de abril). Atos do Poder Executivo. Decreto-Lei nº 4.244 de 09 de abril de 1942. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro: 1942.
BRASIL (1951c, 28 de abril). Atos do Poder Executivo. Lei nº 1.359 de 25 de abril de 1951. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro: 1951.
BRASIL (1952, 22 de fevereiro). Ministério da Educação e Saúde. Portaria nº 1.045, de 14 de dezembro de 1951. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro: 1952.
BRASIL (1951b, 26 de novembro). Ministério da Educação e Saúde. Portaria nº 966, de 2 de outubro de 1951. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro: 1951.
BRASIL (1951a, 7 de julho). Ministério da Educação e Saúde. Portaria nº 724, de 4 de julho de 1951. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro: 1951.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. Partidos Políticos e Frentes Parlamentares: Projetos, Desafios e Conflitos na Democracia. In: DELGADO, Lucília de Almeida Neve; FERREIRA, Jorge (Orgs.). O Brasil Republicano: O tempo da Experiência Democrática – da Democratização de 1945 ao Golpe Civil-Militar de 1964. 4ª Ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira: 2011.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
GOODSON. Ivor. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa 1997.
GOODSON. Ivor. As Políticas de Currículo e de Escolarização. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GOODSON. Ivor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.
KEEGAN, Jonh. Uma História da Guerra. Companhia das Letras: São Paulo, 2006.
MAIO, Marcos Chor. O Projeto UNESCO e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, V.14, n. 41, São Paulo, Out. 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091999000300009. Acesso em: 01 de jul. 2019.
MARTINS, Maria do Carmo. Paradoxos entre Políticas e a Construção do Coletivo: Currículo e a História Ensinada. In: RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos.; VALÉRIO, Mairon Escorsi. (Orgs). Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
MELO, Adriany de Ávila; VLACH, Vânia; SAMPAIO, Antônio Carlos Freire. História da Geografia Escolar Brasileira: Continuando a Discussão. In: Anais Eletrônicos do VI Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação (17 a 20 de abril de 2006). Uberlândia: 2006. Disponível em: http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/239AdrianyMelo_VaniaRubia.pdf Acesso em: 07 abr. 2018.
PINHEIRO, Antônio Carlos. Trajetória da Pesquisa Acadêmica sobre o Ensino de Geografia no Brasil 1972-2000. Tese (Doutorado em Geociências). Universidade Estadual de Campinas: São Paulo, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287394. Acesso em: 13 de julho de 2020.
PIZZATO, Maria Diloné. A Geografia no Contexto das Reformas Educacionais Brasileiras. In: Geosul. Florianópolis, v.16, n.32, p 95-137, jul./dez. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/14021 . Acesso em: 07 abr. 2018.
RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos e MARTINS, Maria do Carmo. Reorganização do Sistema de Ensino em Tempos Democráticos: A Reforma Curricular de 1951 e o Ensino de História. Revista Brasileira de História da Educação, V.18, e45, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e045. Acesso em: 14 de jun. 2019.
ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil: (1930-1973). 36 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SKIDMORE, Thomas. Brasil de Getúlio a Castelo (1930-1964). São Paulo: Paz e Terra, 1969.
SOUZA, Rosa Fátima de. Renovação do Currículo do Ensino Secundário no Brasil: As últimas batalhas pelo humanismo (1920 – 1960). In: Revista Currículo sem Fronteiras, v.9, n. 1, pp 72-90, Jan./Jun., 2009. https://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/4-souza.pdf . Acesso em: 14 de jun. 2019.
SPOSITO, Marília Pontes. O Povo Vai à Escola. São Paulo: Edições Loyola, 1984.
UNESCO. Conference for the Establishment of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation (1945). London: UNESCO, 1946. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000117626 . Acesso em: 10 jun. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________