Modelos de formação de professores de História: um estudo comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439103

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Educação Histórica.

Resumo

A sociedade contemporânea, marcada pela tecnologia de informação e comunicação, exige do indivíduo uma postura proativa, flexível, e em constante aprendizado, para a superação de seus limites frente as constantes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais. Nesse cenário, apresentamos os resultados de uma pesquisa que aborda o estágio supervisionado na formação inicial do professor de história, da experiência desenvolvida na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, Brasil, e da Universidade do Minho, Braga, Portugal, indagando acerca do paradigma que sustenta a metodologia proposta para o ensino de história e o perfil do professor de história desejado.

Biografia do Autor

Halferd Carlos Ribeiro Junior, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Graduado em História (2005), Mestre em História (2008) ambos realizados na Universidade Estadual Paulista, campus de Franca; Doutor em Educação (2015) pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu dois estágios de pesquisa de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2018) e na Faculdade de Educação da Universidade do Minho (2018). Tem desenvolvido pesquisas em educação e história, com ênfase na história da educação, currículo, livros didáticos, ensino de história.

Maria Glória Parra Santos Solé, Faculdade de Educação - Universidade do Minho

Professora Auxiliar da Universidade do Minho, no Instituto de Educação, docente do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão. Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho com a tese: A História no 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Concepção do Tempo e a Compreensão Histórica das crianças e os Contextos para o seu Desenvolvimento. Tem-se dedicado à investigação em Educação Histórica, ao nível da cognição histórica com crianças. Publicou vários artigos, capítulos de livros e comunicações relacionadas com o ensino da História a Crianças.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 2005.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Segunda Versão Revista. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2017.

CONCEIÇÃO, Juliana Pirola da. Ensino de História e consciência histórica no Colégio de Aplicação da UFSC (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; SILVA, Carlos. Conhecimento Escolar e Formação de Professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 9(18), 251-261, 2017.

FONSECA, Selva Guimarães; COUTO, Regina Célia do. A Formação de Professores de História no Brasil: Perspectivas Desafiadoras do Nosso Tempo. In.: ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Espaços de Formação do Professor de História. Campinas: Papirus, 2008.

FONSECA, Madalena; FRIÃES, Rita. A Formação de Professores do Ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário no Ensino Superior em Portugal: do Processo de Bolonha à Atualidade. Tempo dos Professores: Programa e Resumos. Porto: Universidade do Porto, 2017.

GROSSO Luís Correia. A História no Ensino Básico em Portugal no Último Quartel: Perspectiva Curricular. Diálogos: Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História. 15(1), 289-305, 2015.

GROSSO Luís Correia. Aprender História em Democracia. Conselho Nacional em Educação. Lei de Bases do Sistema Educativo: Balanço e Prospetiva. (pp. 157-220), Lisboa: CNE, 2017.

LIMA, Elaine Aparecida Barreto Gomes de. A Escola como não Lugar no Ensino de História: Redes, Conexões e Cultura Contemporânea (Tese de Doutorado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2013.

LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A Formação Inicial de Professores em Portugal: para uma Reflexão sobre o Modelo Decorrente do Processo de Bolonha. In.: LOPES, Amélia (Org.). Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: Identidades e Ambientes. Porto: Livpsic, 2013.

MELO, Maria do Céu de. A Formação de Professores de História em Portugal: Práticas Pedagógicas e Investigativas. Revista História Hoje, 4(7), 41-61, 2015.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Lei n.º 46/1986, de 14 de outubro:

Lei de Bases do Sistema Educativo. Lisboa: Diário da República, 1986.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais. Lisboa: MEC, 2001.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Despacho n.º 17169/2011, de 23 de Dezembro (revoga o documento Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais (ME-DEB, 2001). Lisboa: Diário da República: 2011.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Metas de Aprendizagem. Lisboa: MEC, 2010.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Metas Curriculares de História: 7º e 8º Anos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: MEC,2013.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Políticas Educativas e Curriculares na Construção de um Sentido Comum Neoliberal. In.: FLORES, Maria Assunção,

MOREIRA, Maria Alfredo; OLIVEIRA, Lia Raquel. Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. Ramada, Santo Tirso: Pedago, de Facto, 2017.

SOLÉ, Glória; VARELA, Paulo. A formação didática de educadores/professores na área de Didática de Estudo do Meio: análise de uma experiência de formação centrada no ensino da História a crianças. XX Colóquio da AFIRSE 2013 - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre Teorias, Políticas e Práticas. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013.

SOLÉ, Glória; VARELA, Paulo. Modelo de formação de educadores/professores na área de didática de estudo do meio: análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças. In SILVA, Bento Duarte da; ALMEIDA, Leandro; BARCA, Afonso;

PERALBO, Manuel; FRANCO, Amanda; MONGINHO, Ricardo. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 2893-2911). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação Universidade Minho, 2013.

SOLÉ, Glória. O ensino de História a crianças: perspectivas de formação e investigação em Educação Histórica na Universidade do Minho (Portugal). In SCHMIDT, M. A. FRONZA, M. (Org.). Consciência Histórica e Interculturalidade- Investigações em Educação Histórica Curitiba: W.A. Editores, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, Projeto Pedagógico do Curso Graduação em História – Licenciatura. Erechim: 2012.

VIEIRA, Flávia et al (2013). O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino. In SILVA, Bento Duarte; ALMEIDA, Leandro; BARCA, Alfonso Lozano; PERALBO, Manuel; FRANCO, Amanda; MONGINHO, Ricardo (Org.) Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 2893-2911). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação Universidade Minho, 2013.

ZAMBONI, Ernesta; MESQUITA, Ilka Miglio de. A Formação de Professores na Trajetória Histórica da Associação Nacional de História (ANPUH).

ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Espaços de

Formação do Professor de História. Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

Ribeiro Junior, H. C., & Solé, M. G. P. S. (2020). Modelos de formação de professores de História: um estudo comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal). Educação, 45(1), e80/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644439103