Aprendizagem da Matemática e da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais sob a ótica de Piaget
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644467381Parole chiave:
Piaget, Construtivismo, Anos iniciaisAbstract
O presente estudo objetivou conhecer as etapas do desenvolvimento cognitivo das crianças sob a ótica de Piaget com vistas a compreender o aprendizado da Matemática e da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica que tratou da construção do conhecimento na teoria piagetiana e dos estádios de desenvolvimento, bem como da implicância dessa teoria no aprendizado da Matemática e da Leitura e Escrita. Constatou-se que os estádios devem ser considerados como as estruturas mentais construídas que não possuem cronologia fixa e que cada indivíduo possui características e estruturas específicas. Essas estruturas possibilitam o conhecimento, que é construído através do contato com o meio. O aprendizado da Matemática e da Língua Portuguesa está relacionado às manipulações e interações que partam de objetos ou situações concretas, além das interações sociais em sala de aula, na qual o aluno deve ser o centro do processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que conhecer os estádios é fundamental para compreender como a construção do conhecimento acontece, dando foco ao aluno de forma a estimulá-lo e suscitar “desequilíbrios” que o levem à busca pela equilibração.
Riferimenti bibliografici
BECKER, Fernando. Construção do Conhecimento Matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 65, p. 963-987, dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a01. Acesso em: 22 fev. 2021.
BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Estádios do desenvolvimento. In: BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 153-164.
BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CAETANO, Richael Silva. Alguns reflexos da didática construtivista no ensino de matemática nas quatro séries iniciais do ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Para A Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2009.
COELHO, Maria Alice. Processo da construção da escrita e abstração reflexiva: em busca de relações. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
DURO, Mariana Lima; CENCI, Danielle. Linguagem matemática nos anos iniciais: a construção do número segundo Piaget. #Tear. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v.2, n.1, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1793. Acesso em: 25 ago. 2020.
LEITE, Eliane Campos Ruiz; AGUIAR, Teresinha de Fátima; SIQUEIRA, Maria Teresinha Marques. A criança e o aprendizado da leitura e da escrita: um processo interativo. In: SEMANA DE PEDAGOGIA, 12.; ENCONTRO DE PEDAGOGOS DA REGIÃO SUL BRASILEIRA DA UNIPAR, 2., 2003, Umuarama. Anais [...]. Umuarama: Akrópolis, 2003. p. 230-234.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Coleção Educadores. Tradução e organização: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. São Paulo: Ática, 2002.
PIAGET, Jean. Autobiografia. In: EVANS, Richard. Jean Piaget: o homem e suas idéias. Rio de Janeiro: Forense, 1980. p. 125-153.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. Petrópolis: Vozes, 1972.
PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zelia. A atualidade da teoria de Jean Piaget: a embriologia mental e a demonstração, nos EEUU, do RNA influindo sobre o DNA a partir das agressões do meio. In: MONTOYA, Adrián Oscar Dongo et al (Org.). Jean Piaget no século XXI: Escritos de epistemologia e psicologia genéticas. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 1-16.
RIBEIRO, André Elias Morelli. Princípios do Método Clínico de Jean Piaget: uma análise dos protocolos de pesquisa entre 1920 e 1922. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, 2018.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. E-book. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ccaab/images/AEPE/Divulga%C3%A7%C3%A3o/LIVROS/Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico_-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o_-_Antonio_Joaquim_Severino_-_2014.pdf. Acesso em: 5 abr. 2021.
SIQUEIRA, Renata Rossi Fiorim. Práticas pedagógicas: como se ensina a ler e escrever no ciclo de alfabetização? 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) ¬– Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SULEIMAN, Amal Rahif. O jogo e a educação matemática: um estudo sobre as crenças e concepções dos professores de matemática quanto ao espaço do jogo no fazer pedagógico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) ¬– Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.
THOMÉ, Vinícius Weite; DURO, Mariana Lima; ANDRADE, Carina Loureiro. História da análise matemática e desenvolvimento cognitivo. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, p. 399-420, ago. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a03. Acesso em: 15 jan. 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________