O currículo visto do alto das dunas da Sabiaguaba: uma proposta inter e transdisciplinar de construção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464818Parole chiave:
Currículo, Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, Sabiaguaba.Abstract
Este artigo apresenta uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar de construção de conhecimento na Educação Básica, tomando como ponto de partida o complexo ambiental interdunar da Sabiaguaba, Área de Preservação Ambiental (APA), localizada no município de Fortaleza-Ceará-Brasil. Com base no estudo de um tema local, busca-se a formação de um cidadão planetário, sujeito que inicia sua formação doravante o conhecimento do seu lugar em convergência sistêmica e indissociável com o planeta. A proposta se concentra em múltiplas áreas do conhecimento (História, Geografia, Letras, Comunicação, Tecnologias, Jornalismo), as quais exploram um diálogo com outros campos científicos, a fim de constituírem saberes integrados e integradores. Assim, Sabiaguaba torna-se um tema transdisciplinar. Em termos metodológicos, é uma pesquisa documental baseada na pedagogia de projetos. Como resultados, percebeu-se que ao se tomar o complexo ambiental da Sabiaguaba como proposta didática de ensino e aprendizagem, incentiva-se a abordagem integrada do conhecimento, contribuindo dessa forma para a construção de um currículo escolar dialógico, afastado da verticalidade, do autoritarismo e da excessiva ênfase no conteúdo. A vinculação com a realidade socioambiental em que se inserem os alunos e professores contribui para uma ressignificação do conhecimento visando a uma cidadania planetária.
Riferimenti bibliografici
ABREU, M. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
ABREU, M. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
AMORA, A. S. Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Editora Cultrix, 2004.
ANDRADE, Carlos Drummond. O Poder Ultrajovem. Rio de Janeiro: Record, 1986.
ANDRADE, M. M. de; MEDEIROS, J.B. Comunicação em Língua Portuguesa. Normas para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BACCEGA, Maria Aparecida. Aproximações à telenovela: os encontros de ressignificação. São Paulo Manaus: Ed. Intercom Universidade do Amazonas, 2001.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BASÍLIO, E.F; OLIVEIRA. D. N. da S; RIBEIRO, L.T.F; Interdisciplinaridades e construção de conhecimentos a partir das categorias paisagem e lugar no ensino de geografia. Revista Humanidades e Inovação, Palmas v. 7, n. 13, p. 2007-2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira, MEC/ SEF, 1997.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Contido em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/.
CEARÁ. Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Versão Lançamento Virtual Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2020/02/DCRC_2019_OFICIAL.pdf.
FAZENDA, I. C. A. A Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 Ed. São Paulo: Loyola, 2011.
FORTALEZA, Prefeitura. Plano de manejo parque natural municipal das dunas de Sabiaguaba área de proteção ambiental de Sabiaguaba. FORTALEZA. DEZEMBRO DE 2010. Disponível em: https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/images/urbanismo-e-meio-ambiente/planejamento/plano_de_manejo_da_sabiaguaba.pdf.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992. (Coleção Polêmicas do nosso tempo).
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 48. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
JUPIASSU, H. (2006). O espírito interdisciplinar. Cadernos EBAPE.BR, 4(3), 1 a 9. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/7401.
KAPLÚN, M. (1999). Processos educativos e canais de comunicação. Comunicação & Educação, (14), 68-75. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p68-75.
KLEIMAN, A.; MORAES, S. E. Leitura e Interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
KOCH, I. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Senac, 2001.
MOISÉS, M. A Análise Literária. São Paulo: Cultrix, 2007.
MORAES, S. E. Interdisciplinaridade e transversalidade mediante projetos temáticos. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 86, n. 213/214, p. 38-54, maio/dez. 2005.
MORAES, S.E & FREIRE, L.A. Planetary Citizenship and the ecology of knowledges in Brazilian Universities, in International Journal of Development Education and Global Learning 8 (3) 2017 ■ 25
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000
OBRA COLETIVA, Sabiaguaba, Meu Amor: manifesto pela preservação da vida. Rouxinol do Rinaré edições. Capa: Eduardo Macedo. Fortaleza. Julho de 2020. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/473892557/Sabiaguaba-meu-amor-cordel-pdf.
ROJO, R. Apresentação: Protótipos didáticos para os multiletramentos. In: MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. 264 p. (Estratégias de Ensino, 29).
SALES, V. de C. Os lençóis fortalezenses. Revista Fortaleza. v.1. abr. 2006. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha.
SANTOS, B DE S (2007), Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes, Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, 3-46.
SANTOS, M. Por uma Geografia nova. 6. ed. São Paulo: EdUSP, 2008.
SCHNEUWLY, B; D. Z, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Trad. Glais Sales Cordeiro e Roxane Rojo. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, I. de O. (2005). A Formação do Educomunicador: 15 anos na busca de uma mais profunda interelação entre o profissional da comunicação/educação e o mundo das crianças e dos adolescentes. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação -2005. Rio de Janeiro. Anais. São Paulo: Intercom, 2005. CD-ROM.
SOUZA, M.S. de. Análise da estrutura urbana. In: DANTAS, E. W. C; COSTA, M.C.L; SILVA, J.B. da; De cidade à metrópole: (trans)formações urbanas em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, n. 27, p. 93-110, 2006.
VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________