O currículo visto do alto das dunas da Sabiaguaba: uma proposta inter e transdisciplinar de construção de conhecimento

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464818

Parole chiave:

Currículo, Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, Sabiaguaba.

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar de construção de conhecimento na Educação Básica, tomando como ponto de partida o complexo ambiental interdunar da Sabiaguaba, Área de Preservação Ambiental (APA), localizada no município de Fortaleza-Ceará-Brasil. Com base no estudo de um tema local, busca-se a formação de um cidadão planetário, sujeito que inicia sua formação doravante o conhecimento do seu lugar em convergência sistêmica e indissociável com o planeta. A proposta se concentra em múltiplas áreas do conhecimento (História, Geografia, Letras, Comunicação, Tecnologias, Jornalismo), as quais exploram um diálogo com outros campos científicos, a fim de constituírem saberes integrados e integradores. Assim, Sabiaguaba torna-se um tema transdisciplinar. Em termos metodológicos, é uma pesquisa documental baseada na pedagogia de projetos. Como resultados, percebeu-se que ao se tomar o complexo ambiental da Sabiaguaba como proposta didática de ensino e aprendizagem, incentiva-se a abordagem integrada do conhecimento, contribuindo dessa forma para a construção de um currículo escolar dialógico, afastado da verticalidade, do autoritarismo e da excessiva ênfase no conteúdo. A vinculação com a realidade socioambiental em que se inserem os alunos e professores contribui para uma ressignificação do conhecimento visando a uma cidadania planetária.

Biografie autore

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando pela Universidade Federal do Ceará, Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar Integrada. Professor da rede estadual do Ceará

Diana Nara Silva Oliveira, State University of Ceará

Professora do Colegiado de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos- FAFIDAM/ UECE. Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Educação e Ensino- UECE (2015- 2017); Especialista em Orientação Educacional Supervisão e Gestão Escolar pela Ieducare (2013-2015). Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2014); Graduação em pedagogia pela Faculdade da Lapa- FAEL (2018).

Silvia Elisabeth Moraes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras Anglo-Germânicas, Universidade Federal do Ceará (UFC), tem Mestrado em Speech Communication, Universidade de Illinois, EUA, Doutorado em Educação (Currículo), UNICAMP, Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi bolsista Desenvolvimento Científico Regional (DCR/ CNPq/FUNCAP) e Pesquisadora Visitante (FUNCAP) na Faculdade de Educação (FACED), UFC. Atualmente é Professora da pós-graduação da FACED/UFC atuando na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Em 2013-2014 realizou Estágio Sênior/Capes no Development Education Research Center, Instituto de Educação, Universidade de Londres onde desenvolveu o estudo Cidadania Global como tema inter/transdisciplinar no currículo das licenciaturas. Seu atual projeto de pesquisa intitula-se Cidadania Planetária e Ecologia de Saberes: interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e internacionalização no currículo da Educação Superior brasileira. Tem ensinado, publicado, pesquisado e orientado dissertações e teses nos seguintes temas: didática, currículo escolar e universitário, teoria da ação comunicativa, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, cidadania planetária

Adalucami Menezes Pereira Gonçalves, Unichristus

 Graduada em Letras (UFC, 2003). Especialista em Estudos Clássicos (UFC , 2006). Mestre em Letras (UFC, 2010). Doutora em Educação Brasileira (UFC). Tem experiência na área de Literatura (Brasileira e Latina) e Produção Textual. Desenvolve pesquisas que abordam temáticas associadas aos valores morais cristãos, à Idade Média, à mulher, à linguagem utilizada nos textos jornalísticos e publicitários e à área da Educação. Também exerce a função de revisora textual

Sara Receba Aguiar de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor); rabalhei como professora de português do ensino médio na rede particular de ensino por 10 anos (2001 - 2011); no IFCE, como professora colaboradora (2010-2011); na ONG Catavento Comunicação e Educação (2009), trabalhando com implantação de radioescolas nas escolas municipais; e no Museu da Cultura Cearense / Dragão do Mar (2010), como educadora. Sou interessada em assuntos ligados à Infância, Jornalismo para crianças, Educação, Tecnologias na Educação, Inovação na Educação Básica, Edutech e Educação Popular

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Pubblicato

2023-04-26

Come citare

Basílio, E. F., Oliveira, D. N. S., Moraes, S. E. ., Gonçalves, A. M. P., & Carvalho, S. R. A. . de. (2023). O currículo visto do alto das dunas da Sabiaguaba: uma proposta inter e transdisciplinar de construção de conhecimento. Educação, 48(1), e22/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644464818