Os sinais de pontuação e o texto acadêmico-argumentativo: uma intervenção pedagógica sobre a escrita de estudantes de Pedagogia a distância
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644448112Parole chiave:
Intervenção pedagógica, Escrita acadêmica, Pontuação, Teoria Histórico-CulturalAbstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado que investigou a evolução da escrita de estudantes de Pedagogia a distância de uma universidade do sul do Brasil. Sua relevância ancora-se nos resultados alarmantes, relativos ao uso/domínio da escrita entre universitários brasileiros, o que preocupa, especialmente, nos casos de futuras professoras da Educação Básica. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica: investigação que envolve o planejamento e a implementação de interferências, ou seja, mudanças, inovações pedagógicas destinadas a produzir avanços/aprimoramentos em processos educacionais, e a avaliação dos seus efeitos. Durante sete semestres, foram realizadas atividades pedagógicas sistematizadas e minucioso acompanhamento interventivo em textos de três acadêmicas, adotando, como base teórico-metodológica, a Teoria Histórico-Cultural, em diálogo com a Linguística Textual e dicas sobre pontuação de Noah Lukeman. Para o recorte aqui apresentado, foram utilizados os dados coletados via análise documental, dos textos das acadêmicas, em termos linguísticos e gramaticais, destacando os resultados relativos ao uso da pontuação. Escritores menos experientes tendem a não usar sinais de pontuação adequadamente, gerando ambiguidades e períodos demasiadamente longos, constituídos por orações mal conectadas. Tal tendência, somada à virgulação incorreta e inadequada, prejudica a interpretação dos textos por eles escritos. Mesmo as três acadêmicas ainda apresentando períodos demasiado longos e uso equivocado de vírgulas, em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (último texto escrito no curso de Pedagogia), foi notória a diminuição dessas deficiências, sendo possível inferir que as intervenções contribuíram para a melhoria dos textos.
Riferimenti bibliografici
ALVES, Clarice. Vaz Peres. A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das Ideias de L. S. Vygotsky. 2013. 232f Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. (Org.). Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
BEAUGRANDE, Robert de; DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to Text linguistics. Trad. Inglesa: Max Niemeyer Verlag. Londres: Longman, 1981.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
DAMIANI, Magda Floriana. Conferência publicada em periódico. 2021.
DAMIANI, Magda Floriana. Tese de Doutorado. 2014.
DAMIANI, Magda Floriana et al. A escrita acadêmica: análise e intervenção. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 249-271, jul./dez. 2011.
DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v.45, n.1, p. 1-22, 2013.
DAVYDOV, Vasily Vasilovich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Havana: Editorial Progresso. 1988.
FERARREZI, JR. Celso. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e linguagem. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2018.
KOCH, Ingedore G. V. O texto e a construção dos sentidos. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
LUKEMAN, Noah. A arte da pontuação. Trad.: Marcelo Dias Almada. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
SILVA, Alexsandro. Pontuação e gêneros textuais: uma análise das produções escritas de alunos da escola pública. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 27., 2004, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2004. 17p.
STANGUE, Rosemeri K. A Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural: uma intervenção com Acadêmicos de Pedagogia de Ariquemes (RO). 150f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
VYGOTSKI. Lev Semenovich. Obras Escogidas Tomo I (La consciencia como problema de la psicología del comportamiento). Madrid: Aprendizaje Visor y Ministerio de Educación y Ciencia, 1925/1991.
VYGOTSKI. Lev Semenovich. Obras Escogidas Tomo III (Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores). Madri: Visor, 1931/1995.
VYGOTSKY. Lev Semenovich. Obras Escogidas Tomo II (Pensamiento Y Lenguaje). Moscú: Editorial Pedagógica, 1934/1982.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________