Acolhimento aos ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis: percepção dos estudantes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447406

Parole chiave:

Acolhimento, integração, estudantes universitários, ensino superior

Abstract

Práticas de acolhimento podem representar importante estratégia de prevenção à evasão no Ensino Superior. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião com estudantes de uma universidade federal, realizada a fim de conhecer a percepção dos mesmos a respeito destas ações e identificar fatores tidos como favoráveis e desfavoráveis à ambientação à universidade, tais como: as informações consideradas relevantes para a ambientação acadêmica, as formas de acesso a elas e os principais agentes envolvidos neste processo. Participaram do estudo 718 estudantes - não identificados - de diversos cursos de graduação através de pesquisa de opinião por um questionário online. Os resultados indicam o protagonismo dos próprios estudantes no processo de acolhimento e uma parcela significativa de estudantes sem acesso às atividades de acolhimento. A partir da percepção dos estudantes, são discutidos o papel institucional no acolhimento aos ingressantes ao Ensino Superior e possíveis estratégias para sua melhoria.

Biografie autore

Lara Simone Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) com mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou como psicóloga nas políticas públicas do Sistema Única de Saúde e no Sistema Único de Assistência Social. Atualmente é psicóloga educacional da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis, e vinculada à Coordenadoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis desta universidad

Edmilson Rampazzo Klen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Edmilson Rampazzo Klen, eng. mecânico, mestrado em Metrologia Científica e Industrial, doutorado na área de Logística e Transporte (UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina). Estágio de doutoramento na Uninova (Lisboa-Portugal), pós-doutorado no instituto BIBA (Bremer Institut für Produktion und Logistik GmbH) – Bremen, Alemanha. Capacitação profissional "Aprendizagem em Serviço" na empresa AUDACES - Rovereto - ltália. Professor da UFSC desde 2010.

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Pubblicato

2021-09-04

Come citare

Dias, L. S., & Klen, E. R. (2021). Acolhimento aos ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis: percepção dos estudantes. Educação, 46(1), e78/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644447406