Acolhimento aos ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis: percepção dos estudantes
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644447406Mots-clés :
Acolhimento, integração, estudantes universitários, ensino superiorRésumé
Práticas de acolhimento podem representar importante estratégia de prevenção à evasão no Ensino Superior. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião com estudantes de uma universidade federal, realizada a fim de conhecer a percepção dos mesmos a respeito destas ações e identificar fatores tidos como favoráveis e desfavoráveis à ambientação à universidade, tais como: as informações consideradas relevantes para a ambientação acadêmica, as formas de acesso a elas e os principais agentes envolvidos neste processo. Participaram do estudo 718 estudantes - não identificados - de diversos cursos de graduação através de pesquisa de opinião por um questionário online. Os resultados indicam o protagonismo dos próprios estudantes no processo de acolhimento e uma parcela significativa de estudantes sem acesso às atividades de acolhimento. A partir da percepção dos estudantes, são discutidos o papel institucional no acolhimento aos ingressantes ao Ensino Superior e possíveis estratégias para sua melhoria.
Références
ALBANAES, Patrícia et al. Do trote à mentoria: levantamento das possibilidades de acolhimento ao estudante universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 143-152, dez. 2014. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-3390201400020 0005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 18 jan. 2019.
BRASIL. Lei 12.711 de 27 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nos institutos e universidades federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 1, ago. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 05 abril 2020.
BRASIL. Decreto 7.234 de 19 de julho 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 5, jul. 2010. Disponível em: http://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/DECRETO-N%C2%BA-7234-Assist%C3%AAncia-Estudantil.pdf. Acesso em 05 abril 2020.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesq., São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000401239&lng=en&nrm=iso. Acesso em 25 maio 2020.
CORREIO, Larissa Cavalcanti de Albuquerque. Assistência Estudantil na Política de Educação Superior do Brasil. Revista de Educação Superior, v. 4, n. 2, abr-jun. 2018. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2413/230. Acesso em 05 abril 2020.
GUERREIRO-CASANOVA, Daniela; POLYDORO, Soely. Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicologia, Ensino & Formação, Brasília, v. 1, n. 2, p. 85-96, 2010. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-2061201000020 0008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 18 jan. 2019.
MATTE, Ana Cristina Fricke; SARTORI, Adriane Teresinha; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques. Uma proposta de acolhimento do estudante do Ensino Superior: o ALCE. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p.1-16, maio de 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2554/9961. Acesso 05 abril 2020.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Revista Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 03 abril 2020.
SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; CARNEIRO, Ava da Silva Carvalho. Estudantes de Origem Popular e Afiliação Institucional. In: SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/n656x/pdf/sampaio-9788523212117.pdf. Acesso em 26 maio 2020.
SOUZA, Luciana Karine de; LOURENCO, Erika; SANTOS, Mariana Rúbia Gonçalves dos. Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia. Psicol. Educ., São Paulo, n. 42, p. 35-48, jun. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-6975201600010 0004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 18 jan. 2019.
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol. Esc. Educ., Campinas, v. 12, n. 1, p. 185-202, junho 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100013 &lng=en&nrm=iso. Acesso em 18 jan. 2019.
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; CASTRO, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Integração acadêmica e integração social nas primeiras semanas na universidade: percepções de estudantes universitários. Rev. Interinst. Psicol., Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 69-85, jun. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202012000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 18 jan. 2019.
UFSC, UFSC em Números 2010 a 2019, Disponível em: http://dpgi.seplan.ufsc.br/files/2020/09/UFSC-EM-N%C3%9AMEROS.pdf. Acesso em 02 nov. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________