Literatura sufocada: a leitura literária nas versões da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644446907

Parole chiave:

Formação do leitor literário, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental

Abstract

Este artigo objetiva analisar concepções sobre a escolarização da leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental presentes nas quatro versões da Base Nacional Comum Curricular, da primeira Versão, em 2015, ao documento homologado em 2017. Desenvolveu-se uma análise de conteúdo temática (BARDIN, 2006) dos documentos, baseada em três categorias – literatura; formação do leitor literário e ensino/aprendizagem da leitura literária. O levantamento dos conceitos fundamentais nos documentos – Letramento, Letramento Literário, Educação Literária e Formação Literária – revelou disputas teórico-metodológicas que atravessaram sua redação. Observou-se na estrutura das diferentes versões da BNCC oscilações da posição atribuída à formação do leitor literário, que, tendo sido parte do eixo leitura nas duas primeiras versões, tornou-se um eixo na terceira Versão, mas voltou a ser diluída no documento em vigor. Na versão homologada, o aprendizado da leitura é concebido como desenvolvimento de habilidades organizado em demandas cognitivas progressivas. Considera-se que essa perspectiva sufoca diferentes dimensões da literatura discutidas no campo dos estudos literários e impede a fruição estética. Constataram-se, ainda, nesse documento, inconsistências conceituais e contradições que obscurecem a proposta de formação do leitor literário apresentada.

 

Biografie autore

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro -Faculdade de Formação de ProfessoresDepartamento de Letras

Doutora em Cinecia da Literatura - UFRJ (20020

Professora Adjunta do  Departamento de Letras da FFP/UERJ

Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (FFP/UERJ)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPLIN (FFP/UERJ)

Marcela Martins de Melo Fraguas, Doutora em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com defesa prevista para o primeiro semestre de 2020. Professora Substituta no Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando a disciplina "Didática e Prática de Ensino de Português e Literaturas". Professora efetiva de Língua Portuguesa e Literaturas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Língua Portuguesa pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Graduação em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Estácio de Sá (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em currículo e ensino de Língua Portuguesa.

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Pubblicato

2022-06-21

Come citare

Oliveira, M. L. C. de ., & Fraguas, M. M. de M. (2022). Literatura sufocada: a leitura literária nas versões da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação, 47(1), e50/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644446907