John Dewey: educação, democracia e coesão social

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444319

Parole chiave:

John Dewey, Democracia, Coesão Social

Abstract

Este artigo aborda as relações entre educação, democracia e coesão social, tomando por base as ideias do filósofo e educador estadunidense John Dewey. Esse tema assume especial relevância na atualidade, quando a ideia de democracia enfrenta graves desafios. O artigo discorre primeiramente sobre as propostas apresentadas por Dewey no livro Democracia e educação, publicado em 1916, sua mais importante obra educacional. O propósito dessa análise é mostrar que as teses do autor sobre educação são estreitamente vinculadas às suas teses políticas. Em seguida, são examinadas as reflexões feitas por Dewey no livro The public and its problems, publicado em 1927, desenvolvidas em confronto com as ideias do jornalista Walter Lippmann. Enquanto Lippmann defende que a democracia requer a formação de um corpo de especialistas para comandar a vida social, Dewey enfatiza a necessidade de valorizar o público, isto é, os diversos agrupamentos que compõem a sociedade e que são atingidos pela ação do estado.

Biografie autore

Marcus Vinicius Cunha, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, área: Filosofia da Educação

Horacio Héctor Mercau, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando PNPD/CAPES, Programa de Pós-graduação em Educação da FFCL de Ribeirão Preto - USP

Pubblicato

2021-12-31

Come citare

Cunha, M. V., & Mercau, H. H. (2021). John Dewey: educação, democracia e coesão social. Educação, 46(1), e115/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644444319