O novo Ensino Médio e a liberdade de escolha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439519

Palavras-chave:

New High School, Freedom, Inequalities.

Resumo

O ensaio aborda a proposta do Novo Ensino Médio a partir de suas promessas de liberdade de escolhas reiteradas aos (às) jovens brasileiros(as), através de intensa propaganda midiática realizada pelo Ministério da Educação. O conceito de liberdade é central e precisa ser desvelado a partir de nossa realidade desigual. Ao dialogar com as propagandas produzidas pelo MEC, o texto da reforma do Ensino Médio e a realidade excludente, buscamos contextualizar como essa proposta curricular pretende desempenhar seu papel no acobertamento de desigualdades que estruturam a sociedade capitalista brasileira. O marco de referência é a concepção de frieza burguesa, de viés crítico desenvolvido por Gruschka, para a compreensão de como se efetiva a indiferença em relação aos destinos dos sujeitos. 

Biografia do Autor

Márden Pádua Ribeiro, PUC Minas BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO

Doutor em Educação

Coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Base Nacional Comum Curricular - PUC Minas

Assessor Pedagógico do Bernoulli Sistema de Ensino

Teodoro Adriano Costa Zanardi, PUC Minas

PH.d em Educação - Universidade de Colônia - Alemanha

Professor do Programa de pós-graduação stricto sensu em Educação - PUC Minas

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Ribeiro, M. P., & Zanardi, T. A. C. (2020). O novo Ensino Médio e a liberdade de escolha. Educação, 45(1), e100/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644439519