<b> Na prática docente a teoria se desmancha no ar: a resistência a teoria no espaço-escolar </b>
Parole chiave:
Theory, Practice, Praxis.Abstract
O presente artigo trata de uma breve discussão em torno das práticas pedagógicas no espaço-escolar e de sua relação com a teoria. Com efeito, amiúde, presenciamos um distanciamento entre o observar e o agir - um abismo entre a teoria e a prática - que se manifesta na crescente resistência dos docentes à teoria e no apego excessivo à prática cotidiana naturalizada e nominada "experiência". O que significa uma resistência à leitura do real vivenciado em sua complexidade e à negação de um vínculo necessário entre a contingência histórica e o discurso coerente pautado na ação ética.
Palavras-chave: Teoria, Prática, Práxis.
##submission.downloads##
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________