<b> Na prática docente a teoria se desmancha no ar: a resistência a teoria no espaço-escolar </b>

Autores/as

  • Ronaldo Queiroz de Morais

Palabras clave:

Theory, Practice, Praxis.

Resumen

O presente artigo trata de uma breve discussão em torno das práticas pedagógicas no espaço-escolar e de sua relação com a teoria. Com efeito, amiúde, presenciamos um distanciamento entre o observar e o agir - um abismo entre a teoria e a prática - que se manifesta na crescente resistência dos docentes à teoria e no apego excessivo à prática cotidiana naturalizada e nominada "experiência". O que significa uma resistência à leitura do real vivenciado em sua complexidade e à negação de um vínculo necessário entre a contingência histórica e o discurso coerente pautado na ação ética.

Palavras-chave: Teoria, Prática, Práxis.

Cómo citar

Morais, R. Q. de. (2011). <b> Na prática docente a teoria se desmancha no ar: a resistência a teoria no espaço-escolar </b>. Educación, 29(1), 37–48. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3869

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua