<b> Na prática docente a teoria se desmancha no ar: a resistência a teoria no espaço-escolar </b>

Auteurs-es

  • Ronaldo Queiroz de Morais

Mots-clés :

Theory, Practice, Praxis.

Résumé

O presente artigo trata de uma breve discussão em torno das práticas pedagógicas no espaço-escolar e de sua relação com a teoria. Com efeito, amiúde, presenciamos um distanciamento entre o observar e o agir - um abismo entre a teoria e a prática - que se manifesta na crescente resistência dos docentes à teoria e no apego excessivo à prática cotidiana naturalizada e nominada "experiência". O que significa uma resistência à leitura do real vivenciado em sua complexidade e à negação de um vínculo necessário entre a contingência histórica e o discurso coerente pautado na ação ética.

Palavras-chave: Teoria, Prática, Práxis.

Téléchargements

Comment citer

Morais, R. Q. de. (2011). <b> Na prática docente a teoria se desmancha no ar: a resistência a teoria no espaço-escolar </b>. Educação, 29(1), 37–48. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3869

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua