Aprendizagem ativa e deeper learning: reflexões sobre as demandas por uma educação em compasso com seu tempo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437035

Parole chiave:

Aprendizagem ativa, Deeper learning, Sociedade da aprendizagem

Abstract

Considerando a tendência crescente por renovação das práticas pedagógicas na educação, a ideia de “ativação” dos estudantes tem se tornado uma concepção-chave nessa discussão. Desta forma, o texto apresenta uma reflexão sobre o que, de fato, tem fundamentado essa noção, contextualizando a questão a partir das demandas cada vez maiores por uma educação mais em compasso com seu tempo. Sistemas educacionais capazes de atender às urgências da contemporaneidade, sobretudo, através de reconfigurações que levem em conta: as pesquisas e teorias científicas do campo dos estudos da aprendizagem; as demandas do mundo produtivo e do trabalho; e as demandas advindas de complexas questões sociais. Assim, é apresentado o conceito de deeper learning como um exemplo de tentativa em transpor para as práticas pedagógicas as demandas de uma educação que se quer promotora do que comumente tem se denominado “aprendizagem ativa”, acima de tudo, um processo de aprendizagem mais conectado à realidade cotidiana. A partir deste objetivo, são discutidos alguns conceitos e termos que ajudam a contextualizar a discussão de maneira mais ampla, tendo como foco central o campo da educação, como os casos de: “sociedade do conhecimento”, “sociedade da aprendizagem” e “competências do século XXI”.       

Biografia autore

Bruno Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio de janeiro, Rio de Janeiro

Doutor na Universidade do Estado do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Riferimenti bibliografici

BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial: uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1973.

BONWELL, Charles; EISON, James. Active Learning: Creating excitement in the Classroom. Washington: The George Washington University, 1991.

CASTELLS, M. (2000). A era da informação: economia, sociedade e cultura. A sociedade em rede. 3. ed. v. I. São Paulo: Paz e Terra.

DRUCKER, P. (1976). Uma era de descontinuidade: orientações para uma sociedade em mudança. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editor.

USA. CISCO Public Information. The Learning Society. 2010

USA. National Research Council. Education for Life and Work: Developing Transferable Knowledge and Skills in the 21st Century. Washington DC, 2012.

Fischer, G (2000). Lifelong Learning – More than training. In: Journal of Interactive Learning Research, Vol. 11 Issue (3/4), pp. 285- 29

GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2007.

GIOVANINI, Adilson; AREND, Marcelo. Contribution of services to economic growth: kaldor’s fifth law? RAM, Rev. Adm. Mackenzie, August 2017, vol.18, no.4, p.190-213.

HARGREAVES, Andy. O Ensino na Sociedade do Conhecimento - a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2004.

LANE, R. E. (1966). The decline of politics and ideology in a knowledgeable society. American Sociological Review, v.21, n.5. p.649-662

FRANCE. Learning: the treasure within; report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twentyfirst Century (highlights). Paris: UNESCO, 1996.

MCLUHAN, Marshall; FlORE, Quentin. Guerra e paz na aldeia global. Rio de Janeiro: Record, 1971.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MORIN, Edgar; DÍAZ, Carlos Jesús Delgado. Reinventar a educação – abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 1994.

SILBERMAN, Mel. Aprendizaje activo: 101 estrategias para enseñar cualquier tema. Buenos Aires: Editorial Troquel, 2006.

Pubblicato

2020-07-27

Come citare

Almeida, B. G. de. (2020). Aprendizagem ativa e deeper learning: reflexões sobre as demandas por uma educação em compasso com seu tempo. Educação, 45(1), e64/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644437035