<b>Democracia industrial: uma discussão sobre o fim do bacharelismo no ensino secundário</b>
Parole chiave:
Secondary school, Quality of schooling, Democracy.Abstract
Este trabalho tem por objetivo responder a seguinte pergunta: por que o termo “democracia industrial” resume os motivos que alteraram os padrões de qualidade do ensino secundário nos anos 1950? A hipótese que guiou a investigação é a de que uma nova conjuntura (crescimento significativo deste grau de ensino, direta ou indiretamente provocado pelo avanço das camadas médias sobre o sistema de ensino e pela intensa agitação que marca o ingresso do país na era de sociedade de massas) teria estimulado a intensificação do debate sobre a qualidade do ensino secundário. Tais debates têm como tema o modelo ideal de escola secundária para uma sociedade em mudança. Constatou-se, por fim, uma profunda alteração na idéia do que deveria ser uma escola secundária de qualidade e o termo “democracia industrial”, cujo conteúdo pode ser resumido pela tríade desenvolvimento-trabalho-integração social, passa a ser o grande modelo dinamizador da transformação do ensino secundário brasileiro naquele período. Para este trabalho, foram estudados os artigos sobre o ensino secundário publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP).Palavras-chave: Ensino secundário. Qualidade de ensino. Democracia.
##submission.downloads##
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________