<b>Formação de Professores e registros pessoais: limites e possibilidades</b>

Autori

  • Catiane Mazocco Paniz Instituto Federal Farroupilha, Panambi, Rio Grande do Sul
  • Deisi Sangoi Freitas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464441988

Parole chiave:

Teacher education, daily pedagogical practice, student teaching.

Abstract

Os cursos de formação de professores devem considerar a necessidade de que os professores compreendam os conteúdos de sua área de conhecimento e saibam como ensiná-los a alunos diversos. Dessa forma, os docentes necessitam tempo e oportunidades significativas de aprendizagem, de forma que possam repensar suas práticas em sala de aula e construir práticas novas, viáveis e significativas para os alunos. No presente trabalho o objetivo foi discutir o tema  formação de professores e uma possibilidade de reflexão da prática docente por meio de um instrumento que chamamos Diário da Prática Pedagógica, que pode ser uma  possibilidade para favorecer a reflexão e discussão sobre as práticas docentes, tanto em períodos de estágio como já na atuação do professor em exercício.


Palavras-chave: formação de professores, Diário da Prática Pedagógica, estágios profissionais.

 

Biografie autore

Catiane Mazocco Paniz, Instituto Federal Farroupilha, Panambi, Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFSM, Mestrado em Educação pela UFSM, Professora do Instituto Federal Farroupilha/Panambi.

Trabalha com formação de professores e  ensino de Biologia

Deisi Sangoi Freitas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas/ Mestrado em Extensão Rural/UFSM. Doutorado em Educação(UNICAMP); Pós doutorado na Universidade de Sevilha.

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Pubblicato

2011-10-26

Come citare

Paniz, C. M., & Freitas, D. S. (2011). <b>Formação de Professores e registros pessoais: limites e possibilidades</b>. Educação, 36(3), 499–510. https://doi.org/10.5902/198464441988

Fascicolo

Sezione

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