<b>Formação de Professores e registros pessoais: limites e possibilidades</b>

Auteurs-es

  • Catiane Mazocco Paniz Instituto Federal Farroupilha, Panambi, Rio Grande do Sul
  • Deisi Sangoi Freitas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464441988

Mots-clés :

Teacher education, daily pedagogical practice, student teaching.

Résumé

Os cursos de formação de professores devem considerar a necessidade de que os professores compreendam os conteúdos de sua área de conhecimento e saibam como ensiná-los a alunos diversos. Dessa forma, os docentes necessitam tempo e oportunidades significativas de aprendizagem, de forma que possam repensar suas práticas em sala de aula e construir práticas novas, viáveis e significativas para os alunos. No presente trabalho o objetivo foi discutir o tema  formação de professores e uma possibilidade de reflexão da prática docente por meio de um instrumento que chamamos Diário da Prática Pedagógica, que pode ser uma  possibilidade para favorecer a reflexão e discussão sobre as práticas docentes, tanto em períodos de estágio como já na atuação do professor em exercício.


Palavras-chave: formação de professores, Diário da Prática Pedagógica, estágios profissionais.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Catiane Mazocco Paniz, Instituto Federal Farroupilha, Panambi, Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFSM, Mestrado em Educação pela UFSM, Professora do Instituto Federal Farroupilha/Panambi.

Trabalha com formação de professores e  ensino de Biologia

Deisi Sangoi Freitas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas/ Mestrado em Extensão Rural/UFSM. Doutorado em Educação(UNICAMP); Pós doutorado na Universidade de Sevilha.

Téléchargements

Publié-e

2011-10-26

Comment citer

Paniz, C. M., & Freitas, D. S. (2011). <b>Formação de Professores e registros pessoais: limites e possibilidades</b>. Educação, 36(3), 499–510. https://doi.org/10.5902/198464441988

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s