O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): Práticas Escolares Resultantes

Auteurs-es

  • Luiz Carlos Gesqui Centro Universitário de Araraquara- UNIARA

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464449121

Mots-clés :

Educational quality, Public school, Idesp.

Résumé

Mensurado anualmente – com base apenas nas taxas de aprovação de todos os alunos e nos resultados de testes padronizados de parte dos alunos – a partir de 2008, o Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo (IDESP) indica a qualidade da educação básica das mais de cinco mil escolas de sua rede pública de ensino regular. Por meio de participações em reuniões pedagógicas em quatro destas escolas, todavia, no período de 2008 a 2011, observou-se, que o IDESP determina a utilização de práticas escolares que priorizam resultados estatísticos em detrimento do processo educativo, das quais se destacam a excessiva aplicação de exames simulados e a promoção – pautada basicamente nos registros de sua frequência – dos alunos para a série seguinte.

 

Biographie de l'auteur-e

Luiz Carlos Gesqui, Centro Universitário de Araraquara- UNIARA

Departamento de Educação.

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Publié-e

2015-05-29

Comment citer

Gesqui, L. C. (2015). O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): Práticas Escolares Resultantes. Educação, 40(2), 465–475. https://doi.org/10.5902/198464449121

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua