Perfil do diretor da escola pública estadual paulista

Autores

  • Viviani Fernanda Hojas Universidade Estadual Paulista
  • Graziela Zambão Abdian Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP/Marília)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448627

Palavras-chave:

Public School Principal, Theoretical Production in School Administration, Paulista Educational Policy.

Resumo

O objetivo deste texto foi o de analisar o perfil do diretor de escola pública paulista, problematizando a literatura da área, os concursos públicos e as diretrizes da política. As constatações permitiram-nos afirmar que, apesar do avanço dos anos 1980, sobremaneira no que diz respeito à negação da Administração empresarial e ao incentivo para a construção de um corpo teórico próprio para a Administração escolar, o que predomina nos anos mais recentes é a não formação inicial do diretor de escola e uma atuação baseada no “manager”. Os avanços conquistados encontram barreiras reais quando este diretor concursado é submetido aos cursos de formação continuada e aos documentos legais que determinam um perfil gerencial, que não dialoga com uma formação inicial fortalecida e alternativa ao que recebe diariamente das instâncias superiores.

Biografia do Autor

Viviani Fernanda Hojas, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (UNESP). Professora da educação básica do município e bolsista CAPES/INEP do Projeto Observatorio de Educação.

Graziela Zambão Abdian, Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP/Marília)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós Graduação em Educação. Líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE).

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Hojas, V. F., & Abdian, G. Z. (2014). Perfil do diretor da escola pública estadual paulista. Educação, 40(1), 201–214. https://doi.org/10.5902/198464448627

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua