Os contextos históricos da implantação da formação técnica no Brasil: um estudo de caso relacionado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644475431

Mots-clés :

Ensino técnico, Educação, Ditadura civil-militar, Capitalismo, Materialismo histórico

Résumé

Este estudo tem por objetivo, com base em revisão bibliográfica e análises documentais pertinentes, refletir sobre o processo histórico nacional e internacional que estimulou a implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria. Parte-se do princípio da correlação dos fatos históricos, com base em autores do materialismo histórico-dialético, para estabelecer reflexões sobre os elementos históricos que influiram na implementação do ensino técnico no âmbito da UFSM, a primeira Universidade Federal instalada do interior do Rio Grande do Sul, cotejando-se tal perspectiva com outros pensadores representantes de outras linhas. Nesse sentido, vê-se que as décadas de 1950 e 1960 foram marcadas pela reordenação do modelo produtivo capitalista, sendo a época em que se estabeleceram novos parâmetros para a produção agrícola mundial, a partir da alta mecanização das lavouras, aplicação de defensivos agrícolas, sementes e o emprego de novas técnicas de cultivo. Ainda, observa-se que foi nesse contexto de polarização da Guerra Fria que o Brasil efetivamente definiu seu papel frente às novas demandas do capitalismo, daí decorrendo, por exemplo, o convênio “MEC-USAID” e o estabelecimento de novas diretrizes educacionais, em um cenário de implantação da ditadura civil-militar, cujos governos articularam os mecanismos para as novas relações entre capital e trabalho.

Bibliographies de l'auteur-e

Otávio Martins Finger, Universidade Federal de Santa Maria

Advogado atuante na área de Direito Público. Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM), na área de concentração Direitos Emergentes na Sociedade Global. Membro do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade (GPPIC) do PPGD/UFSM. Integrante do programa de residência jurídica e pós-graduação lato sensu (Especialização) da Advocacia-Geral da União. Especialista em Direito Administrativo. Bacharel em Direito pela Universidade Franciscana.

Julio Cesar Ausani, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Estudos Sociais, Geografia e História pela UFN, antiga FIC. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica CTISM/UFSM. Advogado com graduação em Direito (1989) pela UFSM. Procurador do Banco do Brasil S/A de 1993 a 2001. Professor do Curso de Direito da UFSM de 1994 a 1997, tendo exercido temporariamente a Direção da Faculdade de Direito, a Coordenação da Assistência Judiciária Gratuita e atuado na Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo da UFSM.

Angelita Woltmann, Universidade Franciscana

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Integração Latino-Americana (MILA) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Direito Constitucional aplicawo pela Universidade Franciscana (UFN). Especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cursou os módulos do doutorado em Ciências Jurídicas, na área de Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Atualmente, é professora do Curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN).

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Publié-e

2025-02-11

Comment citer

Finger, O. M., Ausani, J. C., & Woltmann, A. (2025). Os contextos históricos da implantação da formação técnica no Brasil: um estudo de caso relacionado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Educação, 50(1), e17/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644475431