O Processo de mediação da escrita, revisão e reescrita no Programa Residência Pedagógica (PRP)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644468283

Mots-clés :

Mediação, Programa Residência Pedagógica, Revisão e reescrita.

Résumé

O artigo é um recorte da tese de doutorado em educação e traz como temática central a mediação no ensino da escrita, revisão e reescrita, com professores em formação inicial participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), no curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior do estado de Rondônia (RO). A partir dessa temática, estabelecemos as teses de pesquisa: i) a mediação, tanto interna quanto externa (VYGOTSKY, 1991; 2020), contribui para a apropriação de conhecimento pelo educando e ii) o PRP auxilia no desenvolvimento da prática docente por meio da relação teórico-prática de forma crítica e reflexiva por parte dos envolvidos. Com base nisso, objetivamos apresentar as contribuições da mediação docente no desenvolvimento teórico-prático do processo de escrita, revisão e reescrita com acadêmicos do curso de Letras residentes do PRP. Utilizamos a Teoria Histórico-Cultural, a Análise de Conteúdo e as orientações da escrita como processo, discutidas pelo Interacionismo linguístico. Optamos por utilizar a pesquisa-ação (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) com vistas a intervir na realidade pesquisada.  Para coleta de dados utilizamos questionário e observações das práticas docentes dos participantes. Os resultados demonstram que os residentes receberam conhecimentos teóricos sobre o processo de escrita através da mediação (interna e externa) e conseguiram se apropriar dos conhecimentos obtidos no curso de formação para desenvolver práticas satisfatórias de escrita, revisão e reescrita de textos junto ao seus alunos no PRP. Concluímos que a mediação é um processo educacional importante para ser desenvolvido nos cursos de formação inicial docente.

Bibliographies de l'auteur-e

Elsa Midori Shimazaki, State University of Maringá

Pós Doutora em Letras pela UEM, doutora em Educação pela USP-SP, professora dos programas de pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste e da Universidade Estadual de Maringá- UEM

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1340. Apto. 13, Zona 7. Maringá, Paraná.
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Janine Felix da Silva, Federal University of Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (ano 2021). Professora lotada no Departamento Cadêmico de Ciências da Linguagem (DACL), UNIR/Campus Jorge Vassilakis - Guajará-Mirim (RO).

 

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Fone: (69) 98133-9906

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Publié-e

2023-07-13

Comment citer

Shimazaki, E. M., & Silva, J. F. da. (2023). O Processo de mediação da escrita, revisão e reescrita no Programa Residência Pedagógica (PRP). Educação, 48(1), e84/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644468283