<b>A formação de professores para a educação especial: multiculturalismo crítico e teoria das representações sociais</b>
Résumé
O estudo relaciona o Multiculturalismo Crítico à Teoria das Representações Sociais. A formação de professores para a Educação Especial, foco da investigação, traz o enfoque inclusivo semelhante ao de McLaren, ao propor um currículo multicultural. Entrevistamos quinze alunos do Curso de Pedagogia, da habilitação em Educação Especial, e analisamos o seu discurso, a partir de três categorias: motivos de escolha da habilitação; marcas lingüísticas utilizadas para nomear os portadores de necessidades educativas especiais; e referências ao currículo desta formação de educadores. Verificamos, por exemplo, que o currículo de formação de professores de Educação Especial ainda teoriza o sentido da inclusão, em vez de vivenciá-la.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Especial. Representações Sociais.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________